As
sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho
organizado paulatinamente, possibilitam o crescimento e o aprofundamento
em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e
estimulação presentes nestas salas de aula. É a sequência didática
também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento
em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de
uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo
do conhecimento, como de língua ou de matemática, por exemplo, e nos
esquecemos de artes visuais, movimento, dentre outros saberes
imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Infantil.
A
opção por sequência didática na Educação Infantil é prática que vem ao
encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor
igual para a organização do trabalho pedagógico na infância, mas é,
sobretudo, um novo ar, uma oxigenação importante que faltava neste
espaço de cultura e aprendizagem que é a educação dos pequenos.Independente
do currículo que a escola possa usar, estas atividades podem ser
encaixadas perfeitamente nos planejamentos de rotinas de educação.
Sequência
didática para Educação Infantil é uma ferramenta que deve e que precisa
entrar de uma vez nas rotinas de creches e centros de Educação
Infantil, senão, corremos o risco de deixar na infância das crianças,
marcas de uma escola que não leva a descobertas, a dúvidas, a sonhos.
As
sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho
organizado paulatinamente, possibilitam o crescimento e o aprofundamento
em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e
estimulação presentes nestas salas de aula. É a sequência didática
também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento
em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de
uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo
do conhecimento, como de língua ou de matemática, por exemplo, e nos
esquecemos de artes visuais, movimento, dentre outros saberes
imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Infantil.
A
opção por sequência didática na Educação Infantil é prática que vem ao
encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor
igual para a organização do trabalho pedagógico na infância, mas é,
sobretudo, um novo ar, uma oxigenação importante que faltava neste
espaço de cultura e aprendizagem que é a educação dos pequenos.Independente
do currículo que a escola possa usar, estas atividades podem ser
encaixadas perfeitamente nos planejamentos de rotinas de educação.
Sequência
didática para Educação Infantil é uma ferramenta que deve e que precisa
entrar de uma vez nas rotinas de creches e centros de Educação
Infantil, senão, corremos o risco de deixar na infância das crianças,
marcas de uma escola que não leva a descobertas, a dúvidas, a sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário