Um
dos grandes desafios dos professores é como fazer um planejamento capaz
de levar a turma a um ano de muita aprendizagem. No livro Ler e Escrever na Escola, o Real, o Possível e o Necessário (128
págs., Ed. Penso, tel. 0800-703- 3444, 46 reais), Delia Lerner diz que
"o tempo é um fator de peso na instituição escolar: sempre é escasso em
relação à quantidade de conteúdos fixados no programa, nunca é
suficiente para comunicar às crianças tudo o que desejaríamos
ensinar-lhes em cada ano escolar". E a constatação não poderia ser mais
realista.
Escolher
quais conteúdos abordar e de que maneira são questões fundamentais para
o sucesso do trabalho que será realizado ao longo do ano. A tarefa é
complexa, mas há algumas orientações essenciais que ajudam nesse
processo. "Um bom planejamento é aquele que dialoga com o projeto
político-pedagógico (PPP) da escola e está atrelado a uma proposta
curricular em que há desafios, de forma que exista uma progressão dos
alunos de um estado de menor para um de maior conhecimento", orienta
Beatriz Gouveia, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá. "Tendo
claras as diretrizes anuais, o docente pode desdobrá-las em propostas
trimestrais (ou bimestrais) e semanais, organizadas para dar conta do
que foi previsto", complementa Ana Lúcia Guedes Pinto, professora da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Faz-se
necessário criar situações didáticas variadas, em que seja possível
retomar os conteúdos abordados em diversas oportunidades. Isso pressupõe
um planejamento que contenha diferentes modalidades organizativas:
projetos didáticos, atividades permanentes e sequências didáticas.
1Como definir o tema da sequência didática?
As
sequências sempre são parte de um planejamento didático maior, em que
você coloca o que espera dos estudantes ao longo do ano. A escolha dos
temas de cada proposta não pode ser aleatória. Se, por exemplo, seu
objetivo for desenvolver bons leitores, precisa pensar qual desafo em
relação à leitura quer apresentar à classe. Com base nele, procure os
melhores gêneros textuais para trabalhar. "É preciso organizar as ações
de modo que exista uma continuidade de desafos e uma diversidade de
atividades", explica Beatriz. Converse com o coordenador pedagógico e
com os outros docentes, apresente suas ideias e ouça o que têm a dizer.
Essa troca ajudará a preparar um planejamento eficiente.
2 O que levar em conta na sondagem inicial?
A
sondagem é fundamental a todo o trabalho por ser o momento em que são
levantados os conhecimentos da turma. Muitas vezes, os professores acham
que perguntar "o que vocês sabem sobre..." é suficiente para ter
respostas, mas não é bem assim. Essa etapa inicial já configura uma
situação de aprendizagem e precisa ser bem planejada. Em vez da simples
pergunta, o melhor é colocar o aluno em contato com a prática. No caso
de uma sequência sobre dinossauros, por exemplo, distribua livros,
revistas e imagens sobre o tema aos alunos, proponha uma atividade e
passe pelos grupos para observar como se saem. Não se preocupe se
precisar de mais de uma aula para realizar a primeira sondagem.
3 Como estabelecer conteúdos e objetivos?
Conteúdo
é o que você vai ensinar e objetivo o que espera que as crianças
aprendam. Se, por exemplo, sua proposta for trabalhar com a leitura de
contos de aventura, precisa parar e pensar o que especificamente quer
que a turma saiba após terminar a sequência. "Pode ser comportamento
leitor do gênero, característica da linguagem", exemplifica Beatriz. De
nada adianta defnir um conteúdo e enxertar uma série de objetivos
desconexos ou criar uma sequência com muitos conteúdos. Como escreve
Myriam Nemirovsky no livro O Ensino da Linguagem Escrita (159
págs., Ed. Artmed, 0800-703-3444, edição esgotada), "abranger uma ampla
escala de conteúdos e crer que cada um deles gera aprendizagem significa
partir da suposição de que é possível conseguir aprendizagem realizando
atividades breves e esporádicas. Porém, isso está longe de ser assim".
4 De que modo atrelar atividades e objetivos?
Definido
o que você vai ensinar e o que quer que a turma aprenda, é hora de
pensar nas estratégias que vai usar para chegar aos resultados. Vale
detalhar esse "como fazer" nas atividades da sequência, que nada mais
são que orientações didáticas. O melhor, nesse momento, é analisar cada
um dos conteúdos que se propôs a trabalhar, relembrar seus objetivos e
ir desdobrando-os em ações concretas. "Para que a classe conheça as
características de determinado gênero, por exemplo, posso pensar em
itens como: leituras temáticas, análises de textos de referência,
análise de alguns trechos específicos e verificação do que ficou claro
para a turma", sugere Beatriz. Cada atividade tem de ser planejada com
intencionalidade, tendo os objetivos e conteúdos muito claros e sabendo
exatamente aonde quer chegar.
5 Que critérios usar para encadear as etapas?
Quando
você pensa nas ações de uma sequência didática, já tem na cabeça uma
primeira ideia de ordem lógica para colocá-las. Para que essa
organização dê resultado, lembre-se de pensar em quais conhecimentos a
classe precisa para passar de uma atividade para a seguinte
(considerando sempre que os alunos têm necessidades de aprendizagem
diversas). Como escreve Myriam, "a sequência didática será constituída
por um amplo conjunto de situações com continuidade e relações
recíprocas". Quanto mais você sabe sobre a prática, as condições
didáticas necessárias à aprendizagem e como se ensina cada conteúdo,
mais fácil é para fazer esse planejamento. Se ainda não tiver muita
experiência, não se preocupe. Pode fazer uma primeira proposta e ir
vendo quais ações têm de ser antecipadas ou postergadas.
6 Como estimar o tempo que dura a sequência?
A
resposta a essa pergunta não está relacionada à quantidade de tarefas
que você vai propor, mas à complexidade dos conteúdos e objetivos que
tem em mente. Para saber a duração de uma sequência, leve em conta o que
determinou que os alunos aprendam e quanto isso vai demorar. Cada ação
pode exigir mais ou menos tempo de sala de aula. "Repertoriar uma
criança em um gênero, por exemplo, demanda mais horas do que uma
sequência de fluência leitora", diz Beatriz. É importante, também,
pensar em como essa sequência se encaixa na grade horária da escola e
como se relaciona com as demais ações que estão sendo realizadas com as
crianças. Se, por exemplo, você tem duas aulas por semana, as propostas
vão demorar mais do que se tivesse três. "Organize o tempo de modo que
seja factível realizar todas as atividades previstas", orienta Ana
Lúcia.
7 Qual a melhor forma de organizar a turma?
"No
curso de cada sequência se incluem atividades coletivas, grupais e
individuais", escreve Delia. Cada uma funciona melhor para uma intenção
específica. "Você propõe uma atividade no coletivo quando quer
estabelecer modelos de comportamentos e procedimentos", explica Beatriz.
Ao participar de um grupo e trocar com os colegas, a criança tem
aprendizados que são úteis quando ela for trabalhar sozinha. Já uma
atividade em dupla é interessante quando quiser que o aluno tenha uma
interação mais focada, apresentando suas hipóteses e confrontando-as com
o outro. As propostas individuais, por sua vez, permitem à criança pôr
em xeque os conhecimentos que construiu. Essas organizações são
critérios didáticos que precisam ser pensados com base nos objetivos da
cada etapa e nas características da classe.
8 Como flexibilizar as atividades?
É
bem provável que você tenha, na turma, crianças com necessidades
educacionais especiais (NEE). E elas não podem ficar de fora do
planejamento. Procure antecipar quais ajustes podem ser necessários para
que elas participem das propostas. As adaptações não devem ser vistas
como um plano paralelo, em que o aluno é segregado ou excluído. A lógica
tem que ser o contrário: diferenciar os meios para igualar os direitos,
principalmente o direito à participação e ao convívio. O ideal é que a
escola conte com um profissional de Atendimento Educacional
Especializado (AEE), que ajude você nessa tarefa, orientando-o sobre
como atuar em classe e complementando a prática na sala de recursos. A
inclusão não é obrigação apenas dos professores, mas de toda a escola.
9 Posso mudar os planos no meio do caminho?
Pode,
sim. As sequências são planejadas com base em uma hipótese de trabalho.
Quando chega a turma de verdade, é natural que alguns ajustes sejam
necessários. Quem sabe precise retomar certos conteúdos que não ficaram
claros no ano anterior ou mudar a estratégia de uma etapa que não
combina com o perfil da classe. Tome cuidado, no entanto, para não
perder de vista os objetivos iniciais. Como explica Ana Lúcia, "o
planejamento dá condições para o professor chegar preparado em sala de
aula e, se for o caso, abrir mão de uma atividade, postergar,
antecipar". Só assim consegue-se alcançar resultados concretos. "Toda
proposta didática implica riscos; um deles é que a adote com rigidez,
com certa ortodoxia. A flexibilidade é uma característica fundamental,
que deve existir sempre no trabalho didático", defende Myriam em seu
livro.
10 Como avaliar o que a turma aprendeu?
A
avaliação pode ser feita de diferentes formas. A pergunta principal que
você tem de responder, ao final de uma sequência, é se os alunos
avançaram de um estado de menor para um de maior conhecimento sobre o
que foi ensinado. Para isso, vale registrar os progressos de cada
estudante, observando como ele se sai nas atividades, desde a sondagem
inicial - que já é uma situação de aprendizagem - até a etapa final. Ao
analisar esses registros, fica fácil entender quais foram os avanços dos
alunos. Aliado a isso, pense em atividades avaliativas propriamente
ditas, como provas e trabalhos. Essas propostas precisam estar
diretamente ligadas ao que você ensinou na sala de aula. Retome os
objetivos propostos e prepare uma consigna na qual fiquem claros os
saberes que estão sendo pedidos aos estudantes.
Sequência didática comentada
A
sequência didática abaixo, elaborada com base em uma proposta da
Secretaria de Educação da cidade de Buenos Aires, apresenta algumas
características interessantes, que podem ajudar você na hora de planejar
a sua.
Multiplicação por alguns números particulares
Conteúdo
Cálculo mental de multiplicações e divisões apoiando-se nas propriedades das operações e do sistema de numeração.
Objetivos
- Usar cálculos que já conhecem para aprender o que ainda não conhecem.
- Recorrer à multiplicação por potências da base e múltiplos delas com somente um algarismo diferente de zero para resolver outras multiplicações.
- Usar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
Tema, conteúdo e objetivos: Note
que os objetivos estão diretamente ligados ao conteúdo. Há uma
preocupação em delimitá-los e detalhá-los bem, deixando claros os
procedimentos que quer que a turma aprenda.
4º e 5º.
Tempo estimado
Seis aulas.
Duração: Embora
a sequência tenha quatro etapas, foram estipuladas seis aulas. Essa
escolha foi feita sabendo que a construção dos conhecimentos pedidos em
cada atividade pode levar mais de uma aula.
Desenvolvimento
1ª etapa
Nessa etapa inicial, apresente aos alunos o problema abaixo e peça que resolvam individualmente:
Multiplicar 3 x 20 é fácil. Como se pode utilizar essa conta para calcular 3 x 19? Explique como pensou.
Reserve um tempo para que os alunos pensem e busquem procedimentos para resolver 3 x 19. Em seguida, analise coletivamente em que sentido a multiplicação por 20 é um recurso para multiplicar por 19. Explicite que 19 vezes um número é equivalente a 20 vezes esse número menos uma vez esse mesmo número. Quer dizer:
3 x 19 = 3 x 20 - 3 x 1 = 60 - 3 = 57
1ª etapa
Nessa etapa inicial, apresente aos alunos o problema abaixo e peça que resolvam individualmente:
Multiplicar 3 x 20 é fácil. Como se pode utilizar essa conta para calcular 3 x 19? Explique como pensou.
Reserve um tempo para que os alunos pensem e busquem procedimentos para resolver 3 x 19. Em seguida, analise coletivamente em que sentido a multiplicação por 20 é um recurso para multiplicar por 19. Explicite que 19 vezes um número é equivalente a 20 vezes esse número menos uma vez esse mesmo número. Quer dizer:
3 x 19 = 3 x 20 - 3 x 1 = 60 - 3 = 57
Sondagem: essa
primeira atividade serve como uma sondagem inicial. Ela é interessante
porque põe os estudantes em contato com uma situação real em que
precisam colocar em jogo seus saberes. Ao deixar claro na pergunta que a
turma deve se basear em 3 x 20 para calcular 3 x 19, consegue-se
garantir que o procedimento proposto seja utilizado.
Organização da turma: ao
optar pelo trabalho individual, a intenção é fazer com que cada um
acesse os conhecimentos que possui e busque solucionar a questão
sozinho. A proposta seguinte, que envolve todos, visa à socialização dos
procedimentos para que, no debate, os alunos cheguem a conclusões
comuns.
2ª etapa
Proponha cálculos similares para que os estudantes possam utilizar a estratégia analisada. Peça que calculem mentalmente estas multiplicações:
a) 5 x 19 =
b) 7 x 19 =
c) 30 x 19 =
Um erro muito frequente em problemas como esses é o aluno fazer a multiplicação por 20 e subtrair 1 do resultado. Esse equívoco pode ser uma fonte de discussão e de maior compreensão do conteúdo. Se ele não aparecer, traga essa opção de resposta à turma e analise-a. É fundamental instalar no grupo a necessidade de controlar o resultado. Por exemplo: para 3 x 19, como é possível estar seguro de que se fez 19 vezes 3? Tem de sobrar 1 x 3 e não 1.
Proponha cálculos similares para que os estudantes possam utilizar a estratégia analisada. Peça que calculem mentalmente estas multiplicações:
a) 5 x 19 =
b) 7 x 19 =
c) 30 x 19 =
Um erro muito frequente em problemas como esses é o aluno fazer a multiplicação por 20 e subtrair 1 do resultado. Esse equívoco pode ser uma fonte de discussão e de maior compreensão do conteúdo. Se ele não aparecer, traga essa opção de resposta à turma e analise-a. É fundamental instalar no grupo a necessidade de controlar o resultado. Por exemplo: para 3 x 19, como é possível estar seguro de que se fez 19 vezes 3? Tem de sobrar 1 x 3 e não 1.
Encadeamento das etapas: preste
atenção em como os desafios são colocados ao longo da sequência. Na
primeira etapa, é proposto que os estudantes encontrem soluções para
multiplicar 19 x 3 usando 20 x 3. Na segunda, são apresentadas outras
multiplicações com 19 para que avancem um pouco mais e entendam que a
regra não vale só para o 3 x 19, mas também para 5 x 19, 7 x 19 etc.
Pensar as atividades de modo que a classe dê, a cada nova etapa, um
passo pequeno além é fundamental.
Adaptação: se,
nessa atividade, o educador notar que a turma está com dificuldades de
perceber a regularidade e generalizar o procedimento adotado, pode
propor novas multiplicações e retomar o que foi discutido na primeira
etapa. Fazer essa análise ao longo da sequência e, se preciso, retomar
conteúdos é imprescindível para que todos aprendam.
3ª etapa
Proponha que calculem individualmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 5 x 29 =
b) 7 x 49 =
c) 6 x 38 =
d) 3 x 78 =
O objetivo dessa proposta é a turma estender o recurso identificado no problema anterior a outras multiplicações. Para multiplicar por 38, por exemplo, é pertinente pensar com base na multiplicação por 40:
6 x 38 = 6 x 40 - 6 x 2
Analise explicitamente essa equivalência, assegurando-se de que os alunos compreendam que em ambos os casos estão calculando "38 vezes 6". Retome o erro analisado no problema anterior, explicitando, por exemplo, por que multiplicar por 38 não é equivalente a multiplicar por 40 e subtrair 2 do resultado.
Proponha que calculem individualmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 5 x 29 =
b) 7 x 49 =
c) 6 x 38 =
d) 3 x 78 =
O objetivo dessa proposta é a turma estender o recurso identificado no problema anterior a outras multiplicações. Para multiplicar por 38, por exemplo, é pertinente pensar com base na multiplicação por 40:
6 x 38 = 6 x 40 - 6 x 2
Analise explicitamente essa equivalência, assegurando-se de que os alunos compreendam que em ambos os casos estão calculando "38 vezes 6". Retome o erro analisado no problema anterior, explicitando, por exemplo, por que multiplicar por 38 não é equivalente a multiplicar por 40 e subtrair 2 do resultado.
Encadeamento das etapas: a
progressão do desafio continua aqui. Com a atividade proposta, a classe
pode avançar mais um pouco e estender o conhecimento para outras
multiplicações por números próximos aos redondos: 29, 49, 38, 78 etc.
4ª etapa
Agora, peça que os estudantes, em duplas, calculem mentalmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 7 x 39 =
b) 9 x 22 =
c) 6 x 22 =
d) 5 x 59 =
e) 4 x 53 =
Organize a análise desse problema de maneira similar à proposta para a 1ª etapa. Proponha o primeiro cálculo e leve os alunos a explorar estratégias. Analise-as coletivamente para estabelecer algumas conclusões. Por exemplo, a seguinte:
7 x 39 pode ser pensado como 7 x 40 - 7
Nessa proposta, a criança se apoia na multiplicação por um número redondo e - com esse recurso estabelecido - realiza os outros cálculos. Como nos problemas anteriores, os alunos devem poder comprovar que, nesse procedimento, se assegura ter feito 39 vezes 7.
Para os casos b, c, e e, a classe pode recorrer, por exemplo, à relação: 4 x 50 + 4 x 3, já que nessas situações é mais fácil somar do que subtrair.
É mais fácil resolver:
4 x 53 = 4 x 50 + 4 x 3 = 200 + 12 = 212
Do que:
4 x 53 = 4 x 60 - 4 x 7 = 240 - 28 = 212
Agora, peça que os estudantes, em duplas, calculem mentalmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 7 x 39 =
b) 9 x 22 =
c) 6 x 22 =
d) 5 x 59 =
e) 4 x 53 =
Organize a análise desse problema de maneira similar à proposta para a 1ª etapa. Proponha o primeiro cálculo e leve os alunos a explorar estratégias. Analise-as coletivamente para estabelecer algumas conclusões. Por exemplo, a seguinte:
7 x 39 pode ser pensado como 7 x 40 - 7
Nessa proposta, a criança se apoia na multiplicação por um número redondo e - com esse recurso estabelecido - realiza os outros cálculos. Como nos problemas anteriores, os alunos devem poder comprovar que, nesse procedimento, se assegura ter feito 39 vezes 7.
Para os casos b, c, e e, a classe pode recorrer, por exemplo, à relação: 4 x 50 + 4 x 3, já que nessas situações é mais fácil somar do que subtrair.
É mais fácil resolver:
4 x 53 = 4 x 50 + 4 x 3 = 200 + 12 = 212
Do que:
4 x 53 = 4 x 60 - 4 x 7 = 240 - 28 = 212
Encadeamento das etapas: para
finalizar, a classe dá um passo além para entender que é possível
utilizar tanto a adição quanto a subtração, dependendo do
arredondamento.
Organização da turma: opta-se
agora pelo trabalho em duplas. A decisão se justifica porque os alunos
já consolidaram individualmente os conhecimentos sobre a multiplicação
por números próximos aos redondos e agora podem discutir e negociar
hipóteses com os colegas.
Avaliação
Proponha outras multiplicações que possam ser resolvidas com o que sabem agora sobre cálculos com números "redondos".
Proponha outras multiplicações que possam ser resolvidas com o que sabem agora sobre cálculos com números "redondos".
Avaliação: o
propósito dessa atividade é que os alunos reutilizem e generalizem os
procedimentos identificados nos problemas anteriores: as multiplicações
com números "redondos" servem de apoio para multiplicações com outros
números particulares. Assim, a multiplicação por 20 permite conhecer
produtos por 19, 21, 18, 22, 17; a multiplicação por 30, produtos por
31, 29 etc.
Trata-se
de concluir com os alunos que, por exemplo, multiplicar por 19 equivale
a "o número dado multiplicado por 20, menos uma vez esse número".
Assim, na primeira etapa, 5 x 19 = 5 x 20 - 5 = 95. Procedimentos como
esses se baseiam na propriedade distributiva da multiplicação em relação
à adição e à subtração. Retomá-los quando se está ensinando
explicitamente as propriedades da multiplicação será uma oportunidade de
fazê-las funcionar perante um problema de cálculo e reconhecer aí seu
valor como ferramenta para facilitar os cálculos ou para provar a
validade de um procedimento.
Consultoria Priscila Monteiro, consultora pedagógica da NOVA ESCOLA
Fonte Proposta adaptada do Plan Plurianual para el Mejoramiento de la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales - Docente - Governo da Cidade de Buenos Aires, Secretaria de Educação, Direção Geral de Planejamento. Coordenação autoral: Patricia Sadovsky. Elaboração do material: María Emilia Quaranta e Héctor Ponce.
Fonte: Nova Escola
Fonte Proposta adaptada do Plan Plurianual para el Mejoramiento de la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales - Docente - Governo da Cidade de Buenos Aires, Secretaria de Educação, Direção Geral de Planejamento. Coordenação autoral: Patricia Sadovsky. Elaboração do material: María Emilia Quaranta e Héctor Ponce.
Um
dos grandes desafios dos professores é como fazer um planejamento capaz
de levar a turma a um ano de muita aprendizagem. No livro Ler e Escrever na Escola, o Real, o Possível e o Necessário (128
págs., Ed. Penso, tel. 0800-703- 3444, 46 reais), Delia Lerner diz que
"o tempo é um fator de peso na instituição escolar: sempre é escasso em
relação à quantidade de conteúdos fixados no programa, nunca é
suficiente para comunicar às crianças tudo o que desejaríamos
ensinar-lhes em cada ano escolar". E a constatação não poderia ser mais
realista.
Escolher
quais conteúdos abordar e de que maneira são questões fundamentais para
o sucesso do trabalho que será realizado ao longo do ano. A tarefa é
complexa, mas há algumas orientações essenciais que ajudam nesse
processo. "Um bom planejamento é aquele que dialoga com o projeto
político-pedagógico (PPP) da escola e está atrelado a uma proposta
curricular em que há desafios, de forma que exista uma progressão dos
alunos de um estado de menor para um de maior conhecimento", orienta
Beatriz Gouveia, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá. "Tendo
claras as diretrizes anuais, o docente pode desdobrá-las em propostas
trimestrais (ou bimestrais) e semanais, organizadas para dar conta do
que foi previsto", complementa Ana Lúcia Guedes Pinto, professora da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Faz-se
necessário criar situações didáticas variadas, em que seja possível
retomar os conteúdos abordados em diversas oportunidades. Isso pressupõe
um planejamento que contenha diferentes modalidades organizativas:
projetos didáticos, atividades permanentes e sequências didáticas.
1Como definir o tema da sequência didática?
As
sequências sempre são parte de um planejamento didático maior, em que
você coloca o que espera dos estudantes ao longo do ano. A escolha dos
temas de cada proposta não pode ser aleatória. Se, por exemplo, seu
objetivo for desenvolver bons leitores, precisa pensar qual desafo em
relação à leitura quer apresentar à classe. Com base nele, procure os
melhores gêneros textuais para trabalhar. "É preciso organizar as ações
de modo que exista uma continuidade de desafos e uma diversidade de
atividades", explica Beatriz. Converse com o coordenador pedagógico e
com os outros docentes, apresente suas ideias e ouça o que têm a dizer.
Essa troca ajudará a preparar um planejamento eficiente.
2 O que levar em conta na sondagem inicial?
A
sondagem é fundamental a todo o trabalho por ser o momento em que são
levantados os conhecimentos da turma. Muitas vezes, os professores acham
que perguntar "o que vocês sabem sobre..." é suficiente para ter
respostas, mas não é bem assim. Essa etapa inicial já configura uma
situação de aprendizagem e precisa ser bem planejada. Em vez da simples
pergunta, o melhor é colocar o aluno em contato com a prática. No caso
de uma sequência sobre dinossauros, por exemplo, distribua livros,
revistas e imagens sobre o tema aos alunos, proponha uma atividade e
passe pelos grupos para observar como se saem. Não se preocupe se
precisar de mais de uma aula para realizar a primeira sondagem.
3 Como estabelecer conteúdos e objetivos?
Conteúdo
é o que você vai ensinar e objetivo o que espera que as crianças
aprendam. Se, por exemplo, sua proposta for trabalhar com a leitura de
contos de aventura, precisa parar e pensar o que especificamente quer
que a turma saiba após terminar a sequência. "Pode ser comportamento
leitor do gênero, característica da linguagem", exemplifica Beatriz. De
nada adianta defnir um conteúdo e enxertar uma série de objetivos
desconexos ou criar uma sequência com muitos conteúdos. Como escreve
Myriam Nemirovsky no livro O Ensino da Linguagem Escrita (159
págs., Ed. Artmed, 0800-703-3444, edição esgotada), "abranger uma ampla
escala de conteúdos e crer que cada um deles gera aprendizagem significa
partir da suposição de que é possível conseguir aprendizagem realizando
atividades breves e esporádicas. Porém, isso está longe de ser assim".
4 De que modo atrelar atividades e objetivos?
Definido
o que você vai ensinar e o que quer que a turma aprenda, é hora de
pensar nas estratégias que vai usar para chegar aos resultados. Vale
detalhar esse "como fazer" nas atividades da sequência, que nada mais
são que orientações didáticas. O melhor, nesse momento, é analisar cada
um dos conteúdos que se propôs a trabalhar, relembrar seus objetivos e
ir desdobrando-os em ações concretas. "Para que a classe conheça as
características de determinado gênero, por exemplo, posso pensar em
itens como: leituras temáticas, análises de textos de referência,
análise de alguns trechos específicos e verificação do que ficou claro
para a turma", sugere Beatriz. Cada atividade tem de ser planejada com
intencionalidade, tendo os objetivos e conteúdos muito claros e sabendo
exatamente aonde quer chegar.
5 Que critérios usar para encadear as etapas?
Quando
você pensa nas ações de uma sequência didática, já tem na cabeça uma
primeira ideia de ordem lógica para colocá-las. Para que essa
organização dê resultado, lembre-se de pensar em quais conhecimentos a
classe precisa para passar de uma atividade para a seguinte
(considerando sempre que os alunos têm necessidades de aprendizagem
diversas). Como escreve Myriam, "a sequência didática será constituída
por um amplo conjunto de situações com continuidade e relações
recíprocas". Quanto mais você sabe sobre a prática, as condições
didáticas necessárias à aprendizagem e como se ensina cada conteúdo,
mais fácil é para fazer esse planejamento. Se ainda não tiver muita
experiência, não se preocupe. Pode fazer uma primeira proposta e ir
vendo quais ações têm de ser antecipadas ou postergadas.
6 Como estimar o tempo que dura a sequência?
A
resposta a essa pergunta não está relacionada à quantidade de tarefas
que você vai propor, mas à complexidade dos conteúdos e objetivos que
tem em mente. Para saber a duração de uma sequência, leve em conta o que
determinou que os alunos aprendam e quanto isso vai demorar. Cada ação
pode exigir mais ou menos tempo de sala de aula. "Repertoriar uma
criança em um gênero, por exemplo, demanda mais horas do que uma
sequência de fluência leitora", diz Beatriz. É importante, também,
pensar em como essa sequência se encaixa na grade horária da escola e
como se relaciona com as demais ações que estão sendo realizadas com as
crianças. Se, por exemplo, você tem duas aulas por semana, as propostas
vão demorar mais do que se tivesse três. "Organize o tempo de modo que
seja factível realizar todas as atividades previstas", orienta Ana
Lúcia.
7 Qual a melhor forma de organizar a turma?
"No
curso de cada sequência se incluem atividades coletivas, grupais e
individuais", escreve Delia. Cada uma funciona melhor para uma intenção
específica. "Você propõe uma atividade no coletivo quando quer
estabelecer modelos de comportamentos e procedimentos", explica Beatriz.
Ao participar de um grupo e trocar com os colegas, a criança tem
aprendizados que são úteis quando ela for trabalhar sozinha. Já uma
atividade em dupla é interessante quando quiser que o aluno tenha uma
interação mais focada, apresentando suas hipóteses e confrontando-as com
o outro. As propostas individuais, por sua vez, permitem à criança pôr
em xeque os conhecimentos que construiu. Essas organizações são
critérios didáticos que precisam ser pensados com base nos objetivos da
cada etapa e nas características da classe.
8 Como flexibilizar as atividades?
É
bem provável que você tenha, na turma, crianças com necessidades
educacionais especiais (NEE). E elas não podem ficar de fora do
planejamento. Procure antecipar quais ajustes podem ser necessários para
que elas participem das propostas. As adaptações não devem ser vistas
como um plano paralelo, em que o aluno é segregado ou excluído. A lógica
tem que ser o contrário: diferenciar os meios para igualar os direitos,
principalmente o direito à participação e ao convívio. O ideal é que a
escola conte com um profissional de Atendimento Educacional
Especializado (AEE), que ajude você nessa tarefa, orientando-o sobre
como atuar em classe e complementando a prática na sala de recursos. A
inclusão não é obrigação apenas dos professores, mas de toda a escola.
9 Posso mudar os planos no meio do caminho?
Pode,
sim. As sequências são planejadas com base em uma hipótese de trabalho.
Quando chega a turma de verdade, é natural que alguns ajustes sejam
necessários. Quem sabe precise retomar certos conteúdos que não ficaram
claros no ano anterior ou mudar a estratégia de uma etapa que não
combina com o perfil da classe. Tome cuidado, no entanto, para não
perder de vista os objetivos iniciais. Como explica Ana Lúcia, "o
planejamento dá condições para o professor chegar preparado em sala de
aula e, se for o caso, abrir mão de uma atividade, postergar,
antecipar". Só assim consegue-se alcançar resultados concretos. "Toda
proposta didática implica riscos; um deles é que a adote com rigidez,
com certa ortodoxia. A flexibilidade é uma característica fundamental,
que deve existir sempre no trabalho didático", defende Myriam em seu
livro.
10 Como avaliar o que a turma aprendeu?
A
avaliação pode ser feita de diferentes formas. A pergunta principal que
você tem de responder, ao final de uma sequência, é se os alunos
avançaram de um estado de menor para um de maior conhecimento sobre o
que foi ensinado. Para isso, vale registrar os progressos de cada
estudante, observando como ele se sai nas atividades, desde a sondagem
inicial - que já é uma situação de aprendizagem - até a etapa final. Ao
analisar esses registros, fica fácil entender quais foram os avanços dos
alunos. Aliado a isso, pense em atividades avaliativas propriamente
ditas, como provas e trabalhos. Essas propostas precisam estar
diretamente ligadas ao que você ensinou na sala de aula. Retome os
objetivos propostos e prepare uma consigna na qual fiquem claros os
saberes que estão sendo pedidos aos estudantes.
Sequência didática comentada
A
sequência didática abaixo, elaborada com base em uma proposta da
Secretaria de Educação da cidade de Buenos Aires, apresenta algumas
características interessantes, que podem ajudar você na hora de planejar
a sua.
Multiplicação por alguns números particulares
Conteúdo
Cálculo mental de multiplicações e divisões apoiando-se nas propriedades das operações e do sistema de numeração.
Objetivos
- Usar cálculos que já conhecem para aprender o que ainda não conhecem.
- Recorrer à multiplicação por potências da base e múltiplos delas com somente um algarismo diferente de zero para resolver outras multiplicações.
- Usar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
Tema, conteúdo e objetivos: Note
que os objetivos estão diretamente ligados ao conteúdo. Há uma
preocupação em delimitá-los e detalhá-los bem, deixando claros os
procedimentos que quer que a turma aprenda.
4º e 5º.
Tempo estimado
Seis aulas.
Duração: Embora
a sequência tenha quatro etapas, foram estipuladas seis aulas. Essa
escolha foi feita sabendo que a construção dos conhecimentos pedidos em
cada atividade pode levar mais de uma aula.
Desenvolvimento
1ª etapa
Nessa etapa inicial, apresente aos alunos o problema abaixo e peça que resolvam individualmente:
Multiplicar 3 x 20 é fácil. Como se pode utilizar essa conta para calcular 3 x 19? Explique como pensou.
Reserve um tempo para que os alunos pensem e busquem procedimentos para resolver 3 x 19. Em seguida, analise coletivamente em que sentido a multiplicação por 20 é um recurso para multiplicar por 19. Explicite que 19 vezes um número é equivalente a 20 vezes esse número menos uma vez esse mesmo número. Quer dizer:
3 x 19 = 3 x 20 - 3 x 1 = 60 - 3 = 57
1ª etapa
Nessa etapa inicial, apresente aos alunos o problema abaixo e peça que resolvam individualmente:
Multiplicar 3 x 20 é fácil. Como se pode utilizar essa conta para calcular 3 x 19? Explique como pensou.
Reserve um tempo para que os alunos pensem e busquem procedimentos para resolver 3 x 19. Em seguida, analise coletivamente em que sentido a multiplicação por 20 é um recurso para multiplicar por 19. Explicite que 19 vezes um número é equivalente a 20 vezes esse número menos uma vez esse mesmo número. Quer dizer:
3 x 19 = 3 x 20 - 3 x 1 = 60 - 3 = 57
Sondagem: essa
primeira atividade serve como uma sondagem inicial. Ela é interessante
porque põe os estudantes em contato com uma situação real em que
precisam colocar em jogo seus saberes. Ao deixar claro na pergunta que a
turma deve se basear em 3 x 20 para calcular 3 x 19, consegue-se
garantir que o procedimento proposto seja utilizado.
Organização da turma: ao
optar pelo trabalho individual, a intenção é fazer com que cada um
acesse os conhecimentos que possui e busque solucionar a questão
sozinho. A proposta seguinte, que envolve todos, visa à socialização dos
procedimentos para que, no debate, os alunos cheguem a conclusões
comuns.
2ª etapa
Proponha cálculos similares para que os estudantes possam utilizar a estratégia analisada. Peça que calculem mentalmente estas multiplicações:
a) 5 x 19 =
b) 7 x 19 =
c) 30 x 19 =
Um erro muito frequente em problemas como esses é o aluno fazer a multiplicação por 20 e subtrair 1 do resultado. Esse equívoco pode ser uma fonte de discussão e de maior compreensão do conteúdo. Se ele não aparecer, traga essa opção de resposta à turma e analise-a. É fundamental instalar no grupo a necessidade de controlar o resultado. Por exemplo: para 3 x 19, como é possível estar seguro de que se fez 19 vezes 3? Tem de sobrar 1 x 3 e não 1.
Proponha cálculos similares para que os estudantes possam utilizar a estratégia analisada. Peça que calculem mentalmente estas multiplicações:
a) 5 x 19 =
b) 7 x 19 =
c) 30 x 19 =
Um erro muito frequente em problemas como esses é o aluno fazer a multiplicação por 20 e subtrair 1 do resultado. Esse equívoco pode ser uma fonte de discussão e de maior compreensão do conteúdo. Se ele não aparecer, traga essa opção de resposta à turma e analise-a. É fundamental instalar no grupo a necessidade de controlar o resultado. Por exemplo: para 3 x 19, como é possível estar seguro de que se fez 19 vezes 3? Tem de sobrar 1 x 3 e não 1.
Encadeamento das etapas: preste
atenção em como os desafios são colocados ao longo da sequência. Na
primeira etapa, é proposto que os estudantes encontrem soluções para
multiplicar 19 x 3 usando 20 x 3. Na segunda, são apresentadas outras
multiplicações com 19 para que avancem um pouco mais e entendam que a
regra não vale só para o 3 x 19, mas também para 5 x 19, 7 x 19 etc.
Pensar as atividades de modo que a classe dê, a cada nova etapa, um
passo pequeno além é fundamental.
Adaptação: se,
nessa atividade, o educador notar que a turma está com dificuldades de
perceber a regularidade e generalizar o procedimento adotado, pode
propor novas multiplicações e retomar o que foi discutido na primeira
etapa. Fazer essa análise ao longo da sequência e, se preciso, retomar
conteúdos é imprescindível para que todos aprendam.
3ª etapa
Proponha que calculem individualmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 5 x 29 =
b) 7 x 49 =
c) 6 x 38 =
d) 3 x 78 =
O objetivo dessa proposta é a turma estender o recurso identificado no problema anterior a outras multiplicações. Para multiplicar por 38, por exemplo, é pertinente pensar com base na multiplicação por 40:
6 x 38 = 6 x 40 - 6 x 2
Analise explicitamente essa equivalência, assegurando-se de que os alunos compreendam que em ambos os casos estão calculando "38 vezes 6". Retome o erro analisado no problema anterior, explicitando, por exemplo, por que multiplicar por 38 não é equivalente a multiplicar por 40 e subtrair 2 do resultado.
Proponha que calculem individualmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 5 x 29 =
b) 7 x 49 =
c) 6 x 38 =
d) 3 x 78 =
O objetivo dessa proposta é a turma estender o recurso identificado no problema anterior a outras multiplicações. Para multiplicar por 38, por exemplo, é pertinente pensar com base na multiplicação por 40:
6 x 38 = 6 x 40 - 6 x 2
Analise explicitamente essa equivalência, assegurando-se de que os alunos compreendam que em ambos os casos estão calculando "38 vezes 6". Retome o erro analisado no problema anterior, explicitando, por exemplo, por que multiplicar por 38 não é equivalente a multiplicar por 40 e subtrair 2 do resultado.
Encadeamento das etapas: a
progressão do desafio continua aqui. Com a atividade proposta, a classe
pode avançar mais um pouco e estender o conhecimento para outras
multiplicações por números próximos aos redondos: 29, 49, 38, 78 etc.
4ª etapa
Agora, peça que os estudantes, em duplas, calculem mentalmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 7 x 39 =
b) 9 x 22 =
c) 6 x 22 =
d) 5 x 59 =
e) 4 x 53 =
Organize a análise desse problema de maneira similar à proposta para a 1ª etapa. Proponha o primeiro cálculo e leve os alunos a explorar estratégias. Analise-as coletivamente para estabelecer algumas conclusões. Por exemplo, a seguinte:
7 x 39 pode ser pensado como 7 x 40 - 7
Nessa proposta, a criança se apoia na multiplicação por um número redondo e - com esse recurso estabelecido - realiza os outros cálculos. Como nos problemas anteriores, os alunos devem poder comprovar que, nesse procedimento, se assegura ter feito 39 vezes 7.
Para os casos b, c, e e, a classe pode recorrer, por exemplo, à relação: 4 x 50 + 4 x 3, já que nessas situações é mais fácil somar do que subtrair.
É mais fácil resolver:
4 x 53 = 4 x 50 + 4 x 3 = 200 + 12 = 212
Do que:
4 x 53 = 4 x 60 - 4 x 7 = 240 - 28 = 212
Agora, peça que os estudantes, em duplas, calculem mentalmente estas multiplicações e expliquem como pensaram:
a) 7 x 39 =
b) 9 x 22 =
c) 6 x 22 =
d) 5 x 59 =
e) 4 x 53 =
Organize a análise desse problema de maneira similar à proposta para a 1ª etapa. Proponha o primeiro cálculo e leve os alunos a explorar estratégias. Analise-as coletivamente para estabelecer algumas conclusões. Por exemplo, a seguinte:
7 x 39 pode ser pensado como 7 x 40 - 7
Nessa proposta, a criança se apoia na multiplicação por um número redondo e - com esse recurso estabelecido - realiza os outros cálculos. Como nos problemas anteriores, os alunos devem poder comprovar que, nesse procedimento, se assegura ter feito 39 vezes 7.
Para os casos b, c, e e, a classe pode recorrer, por exemplo, à relação: 4 x 50 + 4 x 3, já que nessas situações é mais fácil somar do que subtrair.
É mais fácil resolver:
4 x 53 = 4 x 50 + 4 x 3 = 200 + 12 = 212
Do que:
4 x 53 = 4 x 60 - 4 x 7 = 240 - 28 = 212
Encadeamento das etapas: para
finalizar, a classe dá um passo além para entender que é possível
utilizar tanto a adição quanto a subtração, dependendo do
arredondamento.
Organização da turma: opta-se
agora pelo trabalho em duplas. A decisão se justifica porque os alunos
já consolidaram individualmente os conhecimentos sobre a multiplicação
por números próximos aos redondos e agora podem discutir e negociar
hipóteses com os colegas.
Avaliação
Proponha outras multiplicações que possam ser resolvidas com o que sabem agora sobre cálculos com números "redondos".
Proponha outras multiplicações que possam ser resolvidas com o que sabem agora sobre cálculos com números "redondos".
Avaliação: o
propósito dessa atividade é que os alunos reutilizem e generalizem os
procedimentos identificados nos problemas anteriores: as multiplicações
com números "redondos" servem de apoio para multiplicações com outros
números particulares. Assim, a multiplicação por 20 permite conhecer
produtos por 19, 21, 18, 22, 17; a multiplicação por 30, produtos por
31, 29 etc.
Trata-se
de concluir com os alunos que, por exemplo, multiplicar por 19 equivale
a "o número dado multiplicado por 20, menos uma vez esse número".
Assim, na primeira etapa, 5 x 19 = 5 x 20 - 5 = 95. Procedimentos como
esses se baseiam na propriedade distributiva da multiplicação em relação
à adição e à subtração. Retomá-los quando se está ensinando
explicitamente as propriedades da multiplicação será uma oportunidade de
fazê-las funcionar perante um problema de cálculo e reconhecer aí seu
valor como ferramenta para facilitar os cálculos ou para provar a
validade de um procedimento.
Consultoria Priscila Monteiro, consultora pedagógica da NOVA ESCOLA
Fonte Proposta adaptada do Plan Plurianual para el Mejoramiento de la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales - Docente - Governo da Cidade de Buenos Aires, Secretaria de Educação, Direção Geral de Planejamento. Coordenação autoral: Patricia Sadovsky. Elaboração do material: María Emilia Quaranta e Héctor Ponce.
Fonte: Nova Escola
Fonte Proposta adaptada do Plan Plurianual para el Mejoramiento de la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales - Docente - Governo da Cidade de Buenos Aires, Secretaria de Educação, Direção Geral de Planejamento. Coordenação autoral: Patricia Sadovsky. Elaboração do material: María Emilia Quaranta e Héctor Ponce.
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