PROJETO FOLCLORE



Tema: Folclore


Duração: 22 a 30 de agosto/2013.

 

Clientela: Alunos do pré-b.

 Professora: Aline Pires Couto

Justificativa: As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

 

Objetivo geral: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

 

Objetivos específicos:

·         Valorizar as manifestações culturais;

·         Estimular o gosto pelo pela cultura popular;

·         Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;

·         Conhecer algumas lendas folclóricas;

·         Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;

·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;

·         Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;

·         Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;

·         Identificar e relacionar a letra inicial de cada personagem do folclore;

·         Identificar as vogais;

·         Reconhecer os números e quantidade 1 a 10.

 

 

Conteúdos:

·         Data comemorativa – Folclore;

·         Personagens das lendas do folclore;

·         Coordenação motora – ampla e fina;

·         Discriminação auditiva e visual;

·         Expressão oral;

·         Esquema corporal;

·         Ritmo e dança;

·         Músicas;

·         Artes plásticas;

·         Dramatização e criatividade;

·         As vogais;

·         Sistema de numeração – noção de quantidade.

 

 

Metodologia:

• Conversas e debates relacionados ao tema;

• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;

• Recortes e colagens;

• Jogo – memória e quebra-cabeça;

• Reprodução de histórias;

• Músicas – cantigas;

• Historinhas e lendas;

• Confecção da SEREIA IARA com rolo de papel higiênico;

• Construção da Árvore do Curupira;

• Confecção do espelho da IARA;

• Confecção do brinquedo PIÃO;

• Confecção dos DEZ SACIZINHOS;

• Construção do Boitatá com meia;

• Construção de brinquedos;

• Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.

 

Culminância: apresentação do teatrinho: “Travessuras de Saci-Pererê”.

 

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



Tema: Folclore


Duração: 22 a 30 de agosto/2013.

 

Clientela: Alunos do pré-b.

 Professora: Aline Pires Couto

Justificativa: As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

 

Objetivo geral: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

 

Objetivos específicos:

·         Valorizar as manifestações culturais;

·         Estimular o gosto pelo pela cultura popular;

·         Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;

·         Conhecer algumas lendas folclóricas;

·         Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;

·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;

·         Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;

·         Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;

·         Identificar e relacionar a letra inicial de cada personagem do folclore;

·         Identificar as vogais;

·         Reconhecer os números e quantidade 1 a 10.

 

 

Conteúdos:

·         Data comemorativa – Folclore;

·         Personagens das lendas do folclore;

·         Coordenação motora – ampla e fina;

·         Discriminação auditiva e visual;

·         Expressão oral;

·         Esquema corporal;

·         Ritmo e dança;

·         Músicas;

·         Artes plásticas;

·         Dramatização e criatividade;

·         As vogais;

·         Sistema de numeração – noção de quantidade.

 

 

Metodologia:

• Conversas e debates relacionados ao tema;

• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;

• Recortes e colagens;

• Jogo – memória e quebra-cabeça;

• Reprodução de histórias;

• Músicas – cantigas;

• Historinhas e lendas;

• Confecção da SEREIA IARA com rolo de papel higiênico;

• Construção da Árvore do Curupira;

• Confecção do espelho da IARA;

• Confecção do brinquedo PIÃO;

• Confecção dos DEZ SACIZINHOS;

• Construção do Boitatá com meia;

• Construção de brinquedos;

• Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.

 

Culminância: apresentação do teatrinho: “Travessuras de Saci-Pererê”.

 

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

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