Um
dos fatores cruciais no sucesso referente à participação ativa dos
alunos nas aulas, é o fato do professor saber organizar atividades que
facilitem essa participação! Nesse ponto entram o uso adequado das
técnicas de trabalho em grupo.
O
professor é livre para criar técnicas de trabalho em grupo que são mais
convenientes às condições existentes na sala de aula. Porém, existem
técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e
experimentar.
O
importante é ter muito bem definido qual é o seu objetivo, pois cada
técnica é útil para um determinado objetivo. No livro “Estratégias de
Ensino-aprendizagem”, encontramos uma lista de técnicas adequadas aos
objetivos educativos propostos. Estou disponibilizando a tabela para que
você leia e possa utilizar as técnicas de acordo com o que você propôs
em seu trabalho acadêmico, aula, palestra etc..
OBJETIVO EDUCATIVO
|
TÉCNICAS ADEQUADAS
|
Dar
aos alunos numa classe numerosa oportunidade de participar, quer
formulando perguntas, ou expressando opiniões e posições.
|
|
Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso).
|
|
Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal.
|
|
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição.
|
|
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões.
|
|
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais.
|
|
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema, ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos.
|
|
Mediar
coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas
para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição.
|
|
Enfrentar
pessoas com idéias opostas para que de sua confrontação surjam
subsídios para orientar as opiniões do público presente.
|
|
Desenvolver
a capacidade analítica e prepara-se para saber enfrentar situações
complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias.
|
|
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito.
|
|
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum.
|
|
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática
|
|
Debilitar
o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o
reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto.
|
|
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas.
|
|
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal.
|
|
Bem, já apresentei em um post anterior dicas de como desenvolver um Painel Integrado,
e aos poucos, vou postar algumas dessas técnicas citadas na tabela
acima. Então, aguardem, que em breve falaremos sobre novas técnicas de
trabalho em grupo!
Um
dos fatores cruciais no sucesso referente à participação ativa dos
alunos nas aulas, é o fato do professor saber organizar atividades que
facilitem essa participação! Nesse ponto entram o uso adequado das
técnicas de trabalho em grupo.
O
professor é livre para criar técnicas de trabalho em grupo que são mais
convenientes às condições existentes na sala de aula. Porém, existem
técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e
experimentar.
O
importante é ter muito bem definido qual é o seu objetivo, pois cada
técnica é útil para um determinado objetivo. No livro “Estratégias de
Ensino-aprendizagem”, encontramos uma lista de técnicas adequadas aos
objetivos educativos propostos. Estou disponibilizando a tabela para que
você leia e possa utilizar as técnicas de acordo com o que você propôs
em seu trabalho acadêmico, aula, palestra etc..
OBJETIVO EDUCATIVO
|
TÉCNICAS ADEQUADAS
|
Dar
aos alunos numa classe numerosa oportunidade de participar, quer
formulando perguntas, ou expressando opiniões e posições.
|
|
Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso).
|
|
Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal.
|
|
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição.
|
|
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões.
|
|
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais.
|
|
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema, ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos.
|
|
Mediar
coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas
para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição.
|
|
Enfrentar
pessoas com idéias opostas para que de sua confrontação surjam
subsídios para orientar as opiniões do público presente.
|
|
Desenvolver
a capacidade analítica e prepara-se para saber enfrentar situações
complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias.
|
|
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito.
|
|
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum.
|
|
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática
|
|
Debilitar
o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o
reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto.
|
|
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas.
|
|
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal.
|
|
Bem, já apresentei em um post anterior dicas de como desenvolver um Painel Integrado,
e aos poucos, vou postar algumas dessas técnicas citadas na tabela
acima. Então, aguardem, que em breve falaremos sobre novas técnicas de
trabalho em grupo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário