Técnicas de trabalho em grupo (Continuação): Técnicas certas para objetivos certos


Um dos fatores cruciais no sucesso referente à participação ativa dos alunos nas aulas, é o fato do professor saber organizar atividades que facilitem essa participação! Nesse ponto entram o uso adequado das técnicas de trabalho em grupo.
O professor é livre para criar técnicas de trabalho em grupo que são mais convenientes às condições existentes na sala de aula. Porém, existem técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e experimentar.
O importante é ter muito bem definido qual é o seu objetivo, pois cada técnica é útil para um determinado objetivo. No livro “Estratégias de Ensino-aprendizagem”, encontramos uma lista de técnicas adequadas aos objetivos educativos propostos. Estou disponibilizando a tabela para que você leia e possa utilizar as técnicas de acordo com o que você propôs em seu trabalho acadêmico, aula, palestra etc.. 


OBJETIVO EDUCATIVO
TÉCNICAS ADEQUADAS
Dar aos alunos numa classe numerosa oportunidade de participar, quer formulando perguntas, ou expressando opiniões e posições.
  • Phillips 66
  • Díade
  • Grupos de cochicho
  • Times de observação

Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso).
  • Grupos pequenos
  • Grupos de integração vertical/horizontal

Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal.
  • Grupos de verbalização e observação
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição.
  • Tempestade cerebral
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões.
  • Pergunta circular
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais.
  • Painel
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema, ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos.
  • Simpósio
Mediar coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição.
  • Reflexão ou círculo de estudos
Enfrentar pessoas com idéias opostas para que de sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do público presente.
  • Debate
  • Painel de oposição

Desenvolver a capacidade analítica e prepara-se para saber enfrentar situações complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias.
  • Estudo de casos
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito.
  • Dramatização (sociodrama, psicodrama)
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum.
  • Seminário
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática
  • Estudo orientado em equipes
Debilitar o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto.
  • Diálogos sucessivos
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas.
  • Método de projetos
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal.
  • Oficina ou Laboratório (“Workshop”)

Bem, já apresentei em um post anterior dicas de como desenvolver um Painel Integrado, e aos poucos, vou postar algumas dessas técnicas citadas na tabela acima. Então, aguardem, que em breve falaremos sobre novas técnicas de trabalho em grupo!


Um dos fatores cruciais no sucesso referente à participação ativa dos alunos nas aulas, é o fato do professor saber organizar atividades que facilitem essa participação! Nesse ponto entram o uso adequado das técnicas de trabalho em grupo.
O professor é livre para criar técnicas de trabalho em grupo que são mais convenientes às condições existentes na sala de aula. Porém, existem técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e experimentar.
O importante é ter muito bem definido qual é o seu objetivo, pois cada técnica é útil para um determinado objetivo. No livro “Estratégias de Ensino-aprendizagem”, encontramos uma lista de técnicas adequadas aos objetivos educativos propostos. Estou disponibilizando a tabela para que você leia e possa utilizar as técnicas de acordo com o que você propôs em seu trabalho acadêmico, aula, palestra etc.. 


OBJETIVO EDUCATIVO
TÉCNICAS ADEQUADAS
Dar aos alunos numa classe numerosa oportunidade de participar, quer formulando perguntas, ou expressando opiniões e posições.
  • Phillips 66
  • Díade
  • Grupos de cochicho
  • Times de observação

Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso).
  • Grupos pequenos
  • Grupos de integração vertical/horizontal

Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal.
  • Grupos de verbalização e observação
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição.
  • Tempestade cerebral
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões.
  • Pergunta circular
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais.
  • Painel
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema, ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos.
  • Simpósio
Mediar coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição.
  • Reflexão ou círculo de estudos
Enfrentar pessoas com idéias opostas para que de sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do público presente.
  • Debate
  • Painel de oposição

Desenvolver a capacidade analítica e prepara-se para saber enfrentar situações complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias.
  • Estudo de casos
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito.
  • Dramatização (sociodrama, psicodrama)
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum.
  • Seminário
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática
  • Estudo orientado em equipes
Debilitar o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto.
  • Diálogos sucessivos
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas.
  • Método de projetos
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal.
  • Oficina ou Laboratório (“Workshop”)

Bem, já apresentei em um post anterior dicas de como desenvolver um Painel Integrado, e aos poucos, vou postar algumas dessas técnicas citadas na tabela acima. Então, aguardem, que em breve falaremos sobre novas técnicas de trabalho em grupo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário