Planejamento anual para Berçário
Objetivos
Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Desenvolver formas alternativas de locomoção;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras.
Conteúdos
Cuidados básicos de higiene e saúde;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação”
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
Estimulação tátil, através de carícias e afago;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Movimento
É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no
plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como
virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o
aprendizado da locomoção;
Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
Brincadeiras de roda ou de danças;
Avaliação
A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração
os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um
instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos,
etc. Todo este trabalho deve ser feito através de observação e registro
dos progressos dos pequeninos.
Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
Ouvir e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Avaliação
A avaliação na área da música tem um caráter instrumental, ou seja,
são consideradas como experiências prioritárias para a aprendizagem
musical com atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz
através da melodia.
Artes Visuais
Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz
ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços
gráficos.
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando
diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Avaliação
A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na exploração
de diversificados materiais e a possibilidade de expressar-se através
dele.
Linguagem oral e escrita
As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. Um
bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando está
sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com adultos ou
outras crianças, como forma de estabelecer uma comunicação.
Uso da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc;
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
Avaliação
A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências com a
utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de
materiais escritos, interação verbal em conversas com seus pares,
audição de histórias, etc.
Natureza e Sociedade
É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos
variados de compreendê-los e representá-los.
Brincadeiras vinculadas a cultura;
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa;
Avaliação
A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte
valiosa de informação sobre o processo de interação social e o
aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da observação e
manipulação de objetos.
Matemática
Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e
estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas
oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas.
Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes no
cotidiano;
Comunicação de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
Avaliação
Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e
registro considerando que a aprendizagem de noções matemáticas com
crianças nesta faixa etária, está centrada na relação de diálogo entre o
adulto e crianças na resolução de problemas, responder perguntas,
registro e comunicação de qualquer ideia relacionada a Matemática. É
considerado prioritário no registro avaliativo como ocorre o contato com
números e a exploração dos espaços pela criança desta idade.
FONTE: http://www.pragentemiuda.org/2014/01/planejamento-anual-para-bercario.html
Planejamento anual para Berçário
Objetivos
Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Desenvolver formas alternativas de locomoção;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras.
Conteúdos
Cuidados básicos de higiene e saúde;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação”
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
Estimulação tátil, através de carícias e afago;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Movimento
É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no
plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como
virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o
aprendizado da locomoção;
Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
Brincadeiras de roda ou de danças;
Avaliação
A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração
os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um
instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos,
etc. Todo este trabalho deve ser feito através de observação e registro
dos progressos dos pequeninos.
Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
Ouvir e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Avaliação
A avaliação na área da música tem um caráter instrumental, ou seja,
são consideradas como experiências prioritárias para a aprendizagem
musical com atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz
através da melodia.
Artes Visuais
Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz
ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços
gráficos.
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando
diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Avaliação
A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na exploração
de diversificados materiais e a possibilidade de expressar-se através
dele.
Linguagem oral e escrita
As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. Um
bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando está
sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com adultos ou
outras crianças, como forma de estabelecer uma comunicação.
Uso da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc;
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
Avaliação
A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências com a
utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de
materiais escritos, interação verbal em conversas com seus pares,
audição de histórias, etc.
Natureza e Sociedade
É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos
variados de compreendê-los e representá-los.
Brincadeiras vinculadas a cultura;
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa;
Avaliação
A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte
valiosa de informação sobre o processo de interação social e o
aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da observação e
manipulação de objetos.
Matemática
Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e
estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas
oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas.
Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes no
cotidiano;
Comunicação de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
Avaliação
Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e
registro considerando que a aprendizagem de noções matemáticas com
crianças nesta faixa etária, está centrada na relação de diálogo entre o
adulto e crianças na resolução de problemas, responder perguntas,
registro e comunicação de qualquer ideia relacionada a Matemática. É
considerado prioritário no registro avaliativo como ocorre o contato com
números e a exploração dos espaços pela criança desta idade.
FONTE: http://www.pragentemiuda.org/2014/01/planejamento-anual-para-bercario.html
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