Trabalhando a ortografia I
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Por exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada
semana poderá se preparar uma unidade.
Será realizado um treino que deve ser diário com a duração de 10
minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte
técnica:
1º passo: Olhar a palavra. Pronunciá-la devagar.
2º passo: Olhar a palavra e separá-la em sílabas.
3º passo: Fechar os olhos e soletrar a palavra devagar, letra por letra.
4º passo: Escrever a palavra sem olhar.
5º passo: Se acertar, escrever mais duas vezes a palavra no caderno. Se errar, repetir todos os passos.
É
IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA (OU NO PORTEFÓLIO DOS
ALUNOS) COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA. TAMBÉM SE DEVEM REALIZAR
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES
NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS.
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o uso do dicionário,
instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem,
indispensável para enriquecer o vocabulário e para a recuperação das
deficiências ortográficas.
O seu uso é recomendado a partir do 3º ano, e já pode ser iniciado no
final do 2º ano. Como alternativa, as crianças poderão organizar o seu
próprio dicionário num portefólio ou num caderno organizado por ordem
alfabética. Conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas
as crianças irão registrando as palavras conhecidas no seu dicionário
particular.
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra
2º Descoberta da pronúncia da palavra
3º Descoberta do significado da palavra.
No dicionário está o inventário da nossa língua. É importanete que o professor estimule e oriente o seu aluno a utilizá-lo.
Texto adaptado do site: http://sosaprendizagem.blogspot.pt
Observações:
Brevemente serão colocadas aqui atividades de treino ortográfico como,
por exemplo, o concurso de soletração que exige um treino semanal e é um
excelente recurso para treinar a ortografia.
Trabalhando a ortografia I
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Por exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada
semana poderá se preparar uma unidade.
Será realizado um treino que deve ser diário com a duração de 10
minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte
técnica:
1º passo: Olhar a palavra. Pronunciá-la devagar.
2º passo: Olhar a palavra e separá-la em sílabas.
3º passo: Fechar os olhos e soletrar a palavra devagar, letra por letra.
4º passo: Escrever a palavra sem olhar.
5º passo: Se acertar, escrever mais duas vezes a palavra no caderno. Se errar, repetir todos os passos.
É
IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA (OU NO PORTEFÓLIO DOS
ALUNOS) COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA. TAMBÉM SE DEVEM REALIZAR
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES
NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS.
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o uso do dicionário,
instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem,
indispensável para enriquecer o vocabulário e para a recuperação das
deficiências ortográficas.
O seu uso é recomendado a partir do 3º ano, e já pode ser iniciado no
final do 2º ano. Como alternativa, as crianças poderão organizar o seu
próprio dicionário num portefólio ou num caderno organizado por ordem
alfabética. Conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas
as crianças irão registrando as palavras conhecidas no seu dicionário
particular.
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra
2º Descoberta da pronúncia da palavra
3º Descoberta do significado da palavra.
No dicionário está o inventário da nossa língua. É importanete que o professor estimule e oriente o seu aluno a utilizá-lo.
Texto adaptado do site: http://sosaprendizagem.blogspot.pt
Observações:
Brevemente serão colocadas aqui atividades de treino ortográfico como,
por exemplo, o concurso de soletração que exige um treino semanal e é um
excelente recurso para treinar a ortografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário