Brincadeiras para a educação infantil
Cauda do Dragão
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Todos os
participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um
do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila,
representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da
fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o “dragão” passará
a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que
tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de
evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o
interesse das crianças.
O feiticeiro e as estátuas
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Os
participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a
brincadeira. Um voluntário será o “feiticeiro” que perseguirá os demais.
Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado
ficará “enfeitiçado”: imóvel com as pernas afastadas, representando uma
“estátua”. Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas
das “estátuas”, salvando-as do “feitiço”. Depois de algum tempo, o
“feiticeiro” deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver
interesse do grupo.
Biscoitinho queimado
Material necessário
Um brinquedo.
Desenvolvimento
O educador
esconde um brinquedo qualquer (o “biscoitinho queimado”), enquanto os
participantes estão de olhos fechados. Depois grita: “Biscoitinho
queimado!”, e os outros têm que tentar encontrá-lo. Quando uma criança
chega perto do “biscoitinho queimado”, o educador grita seu nome e fala:
“Está quente!”. Se estiver longe, ele grita “Está frio!”. Quem
encontrar o brinquedo primeiro ganha.
O carteiro
- Material necessário
Brincadeiras para a educação infantil
Cauda do Dragão
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Todos os
participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um
do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila,
representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da
fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o “dragão” passará
a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que
tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de
evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o
interesse das crianças.
O feiticeiro e as estátuas
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Os
participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a
brincadeira. Um voluntário será o “feiticeiro” que perseguirá os demais.
Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado
ficará “enfeitiçado”: imóvel com as pernas afastadas, representando uma
“estátua”. Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas
das “estátuas”, salvando-as do “feitiço”. Depois de algum tempo, o
“feiticeiro” deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver
interesse do grupo.
Biscoitinho queimado
Material necessário
Um brinquedo.
Desenvolvimento
O educador
esconde um brinquedo qualquer (o “biscoitinho queimado”), enquanto os
participantes estão de olhos fechados. Depois grita: “Biscoitinho
queimado!”, e os outros têm que tentar encontrá-lo. Quando uma criança
chega perto do “biscoitinho queimado”, o educador grita seu nome e fala:
“Está quente!”. Se estiver longe, ele grita “Está frio!”. Quem
encontrar o brinquedo primeiro ganha.
O carteiro
- Material necessário
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