Planejamento para os primeiros 10 dias de aula para maternal
idade: 2 a 3 anos
1° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que
pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada,
licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite. Será mostrada algumas
imagens sobre as regras e perguntado. Depois faremos um desenho sobre o que foi
combinado.
09:40
Brincadeira com panelinhas/ tirar fotos de todos os alunos
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conhecer os funcionários do EMEI e suas
respectivas funções, como Diretor, Coordenador, Professor, secretário,
Funcionárias da faxina, Cozinheiras e Porteira. Depois iremos fazer uma visita
por todas as dependências do EMEI para mostrar aos alunos. Mostraremos os banheiros e falaremos
sobre a importância da higiene, a cozinha onde são preparados os alimentos,
conheceremos as outras salas de aula, a sala dos professores, a coordenação e
secretário, coordenadora, e diretora, por fim terminaremos brincando no pátio
ou parque.
09:40
Brincadeira com blocos de montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Identificação progressiva de algumas
singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em
situações de interação;
Objetivos: Aprimorar as relações no grupo e a
conquista do trabalho autônomo;
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Fazer a leitura do livro Um Dia em que o
Monstro Veio a Escola e conversar com os alunos sobre comportamento, mostrar
imagens de regras e fazer os combinados necessários. Depois faremos um desenho
sobre a história.
09:40
Brincadeira livre
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Será apresentada a música Bom Dia Coleguinha Como vai e depois
iremos escutar diversas músicas infantis para dançarmos.
Bom Dia
Coleguinha Como vai
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como
vai
Faremos o possível para
sermos bons amigos
Bom dia professora como
vai
Bom dia (aluno) como vai
Bom dia (aluno) como vai
Faremos o possível para
sermos bons amigos
Bom dia (aluno) como vai
09:40
Brincadeira com fantasias
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina / chamada/
calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade
pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus
grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações,
brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto
familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Descobrir suas características e de seus
colegas
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e
grupos sociais, que amplie suas referencias sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: Medir os alunos com fita métrica e
fazer um cartaz com sua alturas e foto de cada um, com todas alturas de forma
crescente, comparando o tamanho dos alunos, ( quem é mais alto? Quem é mais
baixo? Quem é do mesmo tamanho?...).
09:40 Massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade
pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus
grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações,
brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto
familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivos: Aprender as músicas de rotina do espaço
escolar, música “comeu pão na casa do João”.
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e
grupos sociais, que amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: faça um círculo com as crianças – o
professor canta a 1º vez ____________ comeu pão, na casa do joão a criança
citada canta: eu não foi o... ( e aponta para um colega) e segue a brincadeira
até todos participarem da música.
09:40
Brincadeira de panelinhas
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que
pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada,
licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo
uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas
experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na
instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir
uma identidade pessoal e cultural de modo a construir uma visão positiva de si
e dos outros;
Procedimento: Atividade coletiva, escolher um aluno, e
pedir que se deite sobre o papel pardo, para que a professora, contorne o seu
corpo, depois será feita uma conversa de roda sobre as partes do corpo humano e
a necessidade da nossa higiene.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal,
social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e
cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Brincadeira Chefinho mandou, o professor
fala: - Chefinho mandou __________, e os alunos repetem o movimento do
professor.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal,
social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e
cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Será confeccionado pela professora um
jogo com fotos dos alunos e seu nome escrito. Inicialmente mostrar aos alunos
um por um e perguntar quem é o aluno, mostrar a letra de seu nome e pedir para
o aluno procurá-la no alfabeto.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Planejamento para os primeiros 10 dias de aula para maternal
idade: 2 a 3 anos
1° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que
pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada,
licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite. Será mostrada algumas
imagens sobre as regras e perguntado. Depois faremos um desenho sobre o que foi
combinado.
09:40
Brincadeira com panelinhas/ tirar fotos de todos os alunos
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conhecer os funcionários do EMEI e suas
respectivas funções, como Diretor, Coordenador, Professor, secretário,
Funcionárias da faxina, Cozinheiras e Porteira. Depois iremos fazer uma visita
por todas as dependências do EMEI para mostrar aos alunos. Mostraremos os banheiros e falaremos
sobre a importância da higiene, a cozinha onde são preparados os alimentos,
conheceremos as outras salas de aula, a sala dos professores, a coordenação e
secretário, coordenadora, e diretora, por fim terminaremos brincando no pátio
ou parque.
09:40
Brincadeira com blocos de montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Identificação progressiva de algumas
singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em
situações de interação;
Objetivos: Aprimorar as relações no grupo e a
conquista do trabalho autônomo;
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Fazer a leitura do livro Um Dia em que o
Monstro Veio a Escola e conversar com os alunos sobre comportamento, mostrar
imagens de regras e fazer os combinados necessários. Depois faremos um desenho
sobre a história.
09:40
Brincadeira livre
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Será apresentada a música Bom Dia Coleguinha Como vai e depois
iremos escutar diversas músicas infantis para dançarmos.
Bom Dia
Coleguinha Como vai
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como
vai
Faremos o possível para
sermos bons amigos
Bom dia professora como
vai
Bom dia (aluno) como vai
Bom dia (aluno) como vai
Faremos o possível para
sermos bons amigos
Bom dia (aluno) como vai
09:40
Brincadeira com fantasias
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina / chamada/
calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade
pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus
grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações,
brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto
familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Descobrir suas características e de seus
colegas
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e
grupos sociais, que amplie suas referencias sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: Medir os alunos com fita métrica e
fazer um cartaz com sua alturas e foto de cada um, com todas alturas de forma
crescente, comparando o tamanho dos alunos, ( quem é mais alto? Quem é mais
baixo? Quem é do mesmo tamanho?...).
09:40 Massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade
pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus
grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações,
brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto
familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivos: Aprender as músicas de rotina do espaço
escolar, música “comeu pão na casa do João”.
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e
grupos sociais, que amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: faça um círculo com as crianças – o
professor canta a 1º vez ____________ comeu pão, na casa do joão a criança
citada canta: eu não foi o... ( e aponta para um colega) e segue a brincadeira
até todos participarem da música.
09:40
Brincadeira de panelinhas
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONVIVER com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes
linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à
cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição
escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio
social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar
ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do
ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que
pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada,
licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo
uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas
experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na
instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir
uma identidade pessoal e cultural de modo a construir uma visão positiva de si
e dos outros;
Procedimento: Atividade coletiva, escolher um aluno, e
pedir que se deite sobre o papel pardo, para que a professora, contorne o seu
corpo, depois será feita uma conversa de roda sobre as partes do corpo humano e
a necessidade da nossa higiene.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal,
social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e
cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Brincadeira Chefinho mandou, o professor
fala: - Chefinho mandou __________, e os alunos repetem o movimento do
professor.
09:40
Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10° DIA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da
manhã
08:00 Rotina /
chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da
História
08:40
Desenho/massinha
09:00 Roda da
fruta
09:10 Higiene e
troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal,
social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do
outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e
cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Será confeccionado pela professora um
jogo com fotos dos alunos e seu nome escrito. Inicialmente mostrar aos alunos
um por um e perguntar quem é o aluno, mostrar a letra de seu nome e pedir para
o aluno procurá-la no alfabeto.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário