ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR gestos,
expressões corporais, sons da língua, rimas, além dos os significados e dos
sentidos das palavras nas falas, nas parlendas, poesias, canções, livros de
histórias e outros gêneros textuais, aumentando gradativamente sua compreensão
da linguagem verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
OBJETIVO: Ouvir
e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários lidos pelo
professor, observando as ilustrações.
PROCEDIMENTOS: Hoje será apresentado o projeto “ Literatura Infantil”
para os alunos, e a primeira história que será contada é “ Chapeuzinho
Vermelho”, depois todos serão convidados a fazerem um desenho, depois que todos
terminarem será distribuído diversos livros infantis, para os alunos se
familiarizarem os livros.
2° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertorio da cultura corporal
e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades
motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir
crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes
possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços
motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS: Vamos lembrar a história da Chapéuzinho
vermelho e falar sobre a floresta, depois vamos brincar com a brincadeira cantada “ Vamos passear na floresta?”
Esta é uma variação do Siga o Mestre
onde os alunos acompanham os movimentos da música. No Youtube você pode
visualizar a brincadeira e como fazer, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=viL-kb18RAo postado por Rose Archangelo Rose.
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiii, olha lá!
Uma árvore
Vamos subir?
Então vamos!
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Um rio!
Vamos nadar?
Então vamos!
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Uma caverna!
Vamos entrar?
Então vamos!
Iiii que pelo é esse?
Iiii que cheiro é esse?
Um gambá!
Vamos correr?
Então vamos!
Iiii olha lá!
Uma barraca!
Vamos entrar?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Uma porta!
Vamos fechar?
Então vamos!
Ufa! o gambá não entrou!
3° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR
desejos, necessidades, pontos de vista, ideias, sentimentos, informações,
descobertas, dúvidas, utilizando a linguagem verbal, entendendo e respeitando o
que é comunicado pelas demais crianças e adultos
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar
de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVO:
Elaborar e descrever papéis nas brincadeiras de faz de conta;
PROCEDIMENTOS: Vamos
conversar sobre os alimentos colocados na cesta da vovó, e falar sobre ter uma
alimentação saudável, a importância de comer frutas, legumes, verduras, carnes,
cereais, depois iremos procurar em revistas imagens de alimentos saudáveis para
fazermos um cartaz com os alimentos saudáveis.
4° DIA
Campo de
experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades
de coordenação;
OBJETIVOS: Explorar
propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
AÇÕES DIDÁTICAS: Propor
situação em que a criança consiga manipular, explorar,
PROCEDIMENTO:
hoje iremos contar os personagens da
história, com auxílio de palitos de picolé, e depois pintaremos um rolo de
papel higiênico, cada aluno escolherá se quer fazer o lobo mau ou a chapeuzinho
vermelho.
5° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR sons
da língua, além dos os significados e dos sentidos das palavras nas falas, nos
livros de histórias aumentando gradativamente sua compreensão da linguagem
verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
OBJETIVO: Ouvir, assistir e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários , observando as ilustrações.
PROCEDIMENTOS: Hoje faremos seção Cinema com o desenho da história da
Chapeuzinho Vermelho e depois iremos conversar sobre a moral da história, sobre
como a Chapeuzinho Vermelho desobedeceu sua mãe, o que eles acham... O vídeo
foi retirado do Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=k8WImcqa64Q.
Depois os alunos serão convidados a brincar com massinha de modelar e palitos
de picolé, sendo incentivados a fazerem os personagens da história.
6° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertório da cultura corporal
e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades
motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir
crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes
possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços
motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS: Aprender a parlenda “ Na Casinha da Vovó”, e
depois iremos reproduzir a brincadeira, onde é uma variação da brincadeira de
estátua, depois de acabar de recitar a parlenda não pode se mexer. Depois os
alunos farão o registro da parlenda. Essa brincadeira está disponível no
Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=WWnrOw-c9tw
postado por Comunicação Santi, muito bom o vídeo com
diversas brincadeiras.
NA CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
BRASIL 2000
QUEM MEXER SAIU
7° DIA
Campo de
experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos
Experiências e conhecimentos: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades
de coordenação;
Objetivos: Explorar
propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
Ações didáticas: Propor
situação em que a criança consiga manipular, explorar,
Procedimento:
vamos fazer um
cartaz com as estatísticas
conforme a preferência dos alunos com os personagens da história
Chapeuzinho
Vermelho. Os alunos escolherão entre o Lobo, a Chapeuzinho, Caçador e
Vovó.
Criaremos um gráfico para verificar qual o personagem preferido do
Maternal. Cada aluno colou um pedacinho de papel e no final da votação
nós contamos para ver quem ganhou, no caso já foi explicado aos alunos o
que é um empate.
ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR gestos,
expressões corporais, sons da língua, rimas, além dos os significados e dos
sentidos das palavras nas falas, nas parlendas, poesias, canções, livros de
histórias e outros gêneros textuais, aumentando gradativamente sua compreensão
da linguagem verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
OBJETIVO: Ouvir
e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários lidos pelo
professor, observando as ilustrações.
PROCEDIMENTOS: Hoje será apresentado o projeto “ Literatura Infantil”
para os alunos, e a primeira história que será contada é “ Chapeuzinho
Vermelho”, depois todos serão convidados a fazerem um desenho, depois que todos
terminarem será distribuído diversos livros infantis, para os alunos se
familiarizarem os livros.
2° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertorio da cultura corporal
e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades
motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir
crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes
possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços
motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS: Vamos lembrar a história da Chapéuzinho
vermelho e falar sobre a floresta, depois vamos brincar com a brincadeira cantada “ Vamos passear na floresta?”
Esta é uma variação do Siga o Mestre
onde os alunos acompanham os movimentos da música. No Youtube você pode
visualizar a brincadeira e como fazer, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=viL-kb18RAo postado por Rose Archangelo Rose.
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiii, olha lá!
Uma árvore
Vamos subir?
Então vamos!
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Um rio!
Vamos nadar?
Então vamos!
Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Uma caverna!
Vamos entrar?
Então vamos!
Iiii que pelo é esse?
Iiii que cheiro é esse?
Um gambá!
Vamos correr?
Então vamos!
Iiii olha lá!
Uma barraca!
Vamos entrar?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Uma porta!
Vamos fechar?
Então vamos!
Ufa! o gambá não entrou!
3° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR
desejos, necessidades, pontos de vista, ideias, sentimentos, informações,
descobertas, dúvidas, utilizando a linguagem verbal, entendendo e respeitando o
que é comunicado pelas demais crianças e adultos
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar
de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVO:
Elaborar e descrever papéis nas brincadeiras de faz de conta;
PROCEDIMENTOS: Vamos
conversar sobre os alimentos colocados na cesta da vovó, e falar sobre ter uma
alimentação saudável, a importância de comer frutas, legumes, verduras, carnes,
cereais, depois iremos procurar em revistas imagens de alimentos saudáveis para
fazermos um cartaz com os alimentos saudáveis.
4° DIA
Campo de
experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades
de coordenação;
OBJETIVOS: Explorar
propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
AÇÕES DIDÁTICAS: Propor
situação em que a criança consiga manipular, explorar,
PROCEDIMENTO:
hoje iremos contar os personagens da
história, com auxílio de palitos de picolé, e depois pintaremos um rolo de
papel higiênico, cada aluno escolherá se quer fazer o lobo mau ou a chapeuzinho
vermelho.
5° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR sons
da língua, além dos os significados e dos sentidos das palavras nas falas, nos
livros de histórias aumentando gradativamente sua compreensão da linguagem
verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
OBJETIVO: Ouvir, assistir e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários , observando as ilustrações.
PROCEDIMENTOS: Hoje faremos seção Cinema com o desenho da história da
Chapeuzinho Vermelho e depois iremos conversar sobre a moral da história, sobre
como a Chapeuzinho Vermelho desobedeceu sua mãe, o que eles acham... O vídeo
foi retirado do Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=k8WImcqa64Q.
Depois os alunos serão convidados a brincar com massinha de modelar e palitos
de picolé, sendo incentivados a fazerem os personagens da história.
6° DIA
CAMPO DE
EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertório da cultura corporal
e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades
motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir
crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes
possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços
motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS: Aprender a parlenda “ Na Casinha da Vovó”, e
depois iremos reproduzir a brincadeira, onde é uma variação da brincadeira de
estátua, depois de acabar de recitar a parlenda não pode se mexer. Depois os
alunos farão o registro da parlenda. Essa brincadeira está disponível no
Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=WWnrOw-c9tw
postado por Comunicação Santi, muito bom o vídeo com
diversas brincadeiras.
NA CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
BRASIL 2000
QUEM MEXER SAIU
7° DIA
Campo de
experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos
Experiências e conhecimentos: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades
de coordenação;
Objetivos: Explorar
propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
Ações didáticas: Propor
situação em que a criança consiga manipular, explorar,
Procedimento:
vamos fazer um
cartaz com as estatísticas
conforme a preferência dos alunos com os personagens da história
Chapeuzinho
Vermelho. Os alunos escolherão entre o Lobo, a Chapeuzinho, Caçador e
Vovó.
Criaremos um gráfico para verificar qual o personagem preferido do
Maternal. Cada aluno colou um pedacinho de papel e no final da votação
nós contamos para ver quem ganhou, no caso já foi explicado aos alunos o
que é um empate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário