Sequencia didática História João e o
Pé de Feijão
Planejamento para semana - História João e o Pé de Feijão
Idade 2 a 3 anos (Maternal)
SEGUNDA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR
ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de
histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou
convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de
expressá-los.
Experiências e conhecimentos: Conto de Histórias; Descrição de situações e
ambientes;
Objetivos: Contar
e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Ouvir, contar e recontar histórias, lendas
fabulas, poesias, piadas, parlendas e trava-língua.
Procedimento: Será feita a Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”,
depois de feita a leitura será perguntado aos alunos o que entenderam da
história, iremos folhear novamente o livro e agora perguntar em cada página o
que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao
seu modo, depois de lida a história da forma que se lembraram vamos fazer um
comentário sobre a história, que João fez uma coisa que não poderia fazer, que
é pegar algo que não lhe pertence, falar que é errado. Depois pedir aos alunos
fazerem um belo desenho para registro.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha
com um Martelo e cantigas de roda.
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR variadas
possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir
repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e
texturas.
Ações didáticas: Brincar com
misturas de diferentes texturas
Procedimento: Será lembrada a história de João e o Pé de
Feijão e pedido para fazerem uma colagem de folhas no caule do pé de Feijão e
colocar algodão no topo do caule. Primeiramente será pedido para os alunos irem
até o pátio da escola para recolherem algumas folhas para fazerem a colagem.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – “________”
(aluno) Comeu pão na casa do João
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu
corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como
elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Vamos andar com pés de Gigante? Será feita uma
trilha no chão com fita crepe e apresentado o pé de gigante, feito de papelão
que será preso ao pé da criança, depois será pedido para o aluno fazer o trajeto
desenhado no chão.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Observar plantas e animais
Objetivos: Participar
de brincadeiras com elementos da natureza como água, areia, terra, plantas,
folhas e sementes.
Ações didáticas: Explorar o mundo físico e natural, por meio de
todos os sentidos.
Procedimento: Vamos plantar uma semente de feijão? Será
mostrado aos alunos um pé de feijão e as partes que o compõe, será mostrado as
sementes, o caule a raiz, as folhas, será conversado o que a planta precisa
para brotar e viver, depois será distribuído um copo descartável de café com nome de cada um, com algodão e
sementes de feijão, será pedido para colocarem as sementes no algodão e
colocarem um pouco de água, vamos observar durante os próximos dias o que
acontece. Tem um vídeo de 1:22 no YOUTUBE, da germinação do pé de feijão, muito
bom para mostrar as crianças no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=IsikQO9ptJ8.
09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vídeo da germinação da semente de feijão
SEXTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Participar de brincadeiras envolvendo
cantigas, rimas, lendas ou parlendas;
Objetivos: Participar
de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de
tempo e de espaço.
Ações didáticas: Ter contato com números identificá-los
gradativamente;
Procedimento: Vamos apresentar a parlenda “Um dois, Feijão
com arroz...” e iremos fazer um cartaz para a sala de aula. Depois da atividade
feita ressaltar o quanto o feijão e o arroz são importantes na nossa alimentação.
09:30 Brincadeira com panelinhas e
comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideia para o cartaz
Esse
cartaz da atividade foi retirado do site da escola Magnum Buritis, no endereço:
http://www.magnumburitis.com.br/noticias-interna/parlendas---maternal-iii---2
Sequencia didática História João e o
Pé de Feijão
Planejamento para semana - História João e o Pé de Feijão
Idade 2 a 3 anos (Maternal)
SEGUNDA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR
ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de
histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou
convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de
expressá-los.
Experiências e conhecimentos: Conto de Histórias; Descrição de situações e
ambientes;
Objetivos: Contar
e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Ouvir, contar e recontar histórias, lendas
fabulas, poesias, piadas, parlendas e trava-língua.
Procedimento: Será feita a Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”,
depois de feita a leitura será perguntado aos alunos o que entenderam da
história, iremos folhear novamente o livro e agora perguntar em cada página o
que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao
seu modo, depois de lida a história da forma que se lembraram vamos fazer um
comentário sobre a história, que João fez uma coisa que não poderia fazer, que
é pegar algo que não lhe pertence, falar que é errado. Depois pedir aos alunos
fazerem um belo desenho para registro.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha
com um Martelo e cantigas de roda.
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR variadas
possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir
repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e
texturas.
Ações didáticas: Brincar com
misturas de diferentes texturas
Procedimento: Será lembrada a história de João e o Pé de
Feijão e pedido para fazerem uma colagem de folhas no caule do pé de Feijão e
colocar algodão no topo do caule. Primeiramente será pedido para os alunos irem
até o pátio da escola para recolherem algumas folhas para fazerem a colagem.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – “________”
(aluno) Comeu pão na casa do João
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu
corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como
elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Vamos andar com pés de Gigante? Será feita uma
trilha no chão com fita crepe e apresentado o pé de gigante, feito de papelão
que será preso ao pé da criança, depois será pedido para o aluno fazer o trajeto
desenhado no chão.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Observar plantas e animais
Objetivos: Participar
de brincadeiras com elementos da natureza como água, areia, terra, plantas,
folhas e sementes.
Ações didáticas: Explorar o mundo físico e natural, por meio de
todos os sentidos.
Procedimento: Vamos plantar uma semente de feijão? Será
mostrado aos alunos um pé de feijão e as partes que o compõe, será mostrado as
sementes, o caule a raiz, as folhas, será conversado o que a planta precisa
para brotar e viver, depois será distribuído um copo descartável de café com nome de cada um, com algodão e
sementes de feijão, será pedido para colocarem as sementes no algodão e
colocarem um pouco de água, vamos observar durante os próximos dias o que
acontece. Tem um vídeo de 1:22 no YOUTUBE, da germinação do pé de feijão, muito
bom para mostrar as crianças no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=IsikQO9ptJ8.
09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vídeo da germinação da semente de feijão
SEXTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Participar de brincadeiras envolvendo
cantigas, rimas, lendas ou parlendas;
Objetivos: Participar
de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de
tempo e de espaço.
Ações didáticas: Ter contato com números identificá-los
gradativamente;
Procedimento: Vamos apresentar a parlenda “Um dois, Feijão
com arroz...” e iremos fazer um cartaz para a sala de aula. Depois da atividade
feita ressaltar o quanto o feijão e o arroz são importantes na nossa alimentação.
09:30 Brincadeira com panelinhas e
comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideia para o cartaz
Esse
cartaz da atividade foi retirado do site da escola Magnum Buritis, no endereço:
http://www.magnumburitis.com.br/noticias-interna/parlendas---maternal-iii---2
Nenhum comentário:
Postar um comentário