Temperando Palavras, Alfabetização, Letramento


Oi Gente, hoje posto pra vocês um Jogo que eu criei!!!Minha professora Maria Clara Rainato Foresti​ me pediu que criasse um jogo e que escrevesse sobre o mesmo para o Informativo da Abpp - Nucleo Sul Mineiro. Fiz a tarefa direitinho! O artigo foi publicado e o jogo que relato no artigo compartilho agora com vocês! Em meu blog todas as fotos! Descrição do Jogo “Temperando as Palavras” Para que possamos compreender de maneira mais facilitada as regras, optei por coloca-las passo a passo com as imagens junto às explicações. Material necessário: • 1 porta temperos • 3 pratos de plástico • Fichas com palavras • Uma tabela para registro • Caneta e apagador Objetivo do jogo: Identificar no processo de aquisição da leitura e escrita a diferença existente entre as palavras escritas com as letras surda-sonoras. Participantes: • Duplas ou trios Regras: A profissional sorteia uma palavra que está no prato de palavras. Faz a leitura da mesma pausadamente. Em seguida, coloca a palavra sobre um pratinho, com garfo e colher!! A criança simultaneamente registra a palavra na tabela de registro. Após o registro vamos para conferência da escrita da palavra. Se a palavra estiver escrita de maneira correta, colocamos a palavra no prato “No Ponto”. Conferimos o do colega e então a professora realiza a leitura novamente, fortalecendo a sílaba onde se encontra a letra surda sonora. Caso o registro da palavra não esteja correto, então colocamos no prato “Falta Tempero”. Fazemos a correção da palavra e após esta correção passamos a palavra para o pote de tempero correspondente a letra surda sonora trabalhada. Damos continuidade ao jogo até que sejam preenchidos os espaços na tabela. Outras opções de trabalho: Utilizamos os mesmos procedimentos citados acima, porém ao invés de realizarmos o registro escrito, entregamos à criança uma tabela com palavras diversificadas que serão bingadas. A criança deverá procurar em sua cartela a palavra bingada pelo profissional e registrá-la. Vejam fotos abaixo. A palavra sorteada foi “dezena”. A criança procura em sua cartela a palavra bingada Sinaliza a palavra, confere a escrita, passa pelos pratos: “No ponto” ou “Falta tempero” e após correção, leva-a para o porta temperos. Damos continuidade ao jogo! Como suporte o profissional tem todas as palavras listadas em cartelas separadas de acordo com as letras surda sonoras.


Oi Gente, hoje posto pra vocês um Jogo que eu criei!!!Minha professora Maria Clara Rainato Foresti​ me pediu que criasse um jogo e que escrevesse sobre o mesmo para o Informativo da Abpp - Nucleo Sul Mineiro. Fiz a tarefa direitinho! O artigo foi publicado e o jogo que relato no artigo compartilho agora com vocês! Em meu blog todas as fotos! Descrição do Jogo “Temperando as Palavras” Para que possamos compreender de maneira mais facilitada as regras, optei por coloca-las passo a passo com as imagens junto às explicações. Material necessário: • 1 porta temperos • 3 pratos de plástico • Fichas com palavras • Uma tabela para registro • Caneta e apagador Objetivo do jogo: Identificar no processo de aquisição da leitura e escrita a diferença existente entre as palavras escritas com as letras surda-sonoras. Participantes: • Duplas ou trios Regras: A profissional sorteia uma palavra que está no prato de palavras. Faz a leitura da mesma pausadamente. Em seguida, coloca a palavra sobre um pratinho, com garfo e colher!! A criança simultaneamente registra a palavra na tabela de registro. Após o registro vamos para conferência da escrita da palavra. Se a palavra estiver escrita de maneira correta, colocamos a palavra no prato “No Ponto”. Conferimos o do colega e então a professora realiza a leitura novamente, fortalecendo a sílaba onde se encontra a letra surda sonora. Caso o registro da palavra não esteja correto, então colocamos no prato “Falta Tempero”. Fazemos a correção da palavra e após esta correção passamos a palavra para o pote de tempero correspondente a letra surda sonora trabalhada. Damos continuidade ao jogo até que sejam preenchidos os espaços na tabela. Outras opções de trabalho: Utilizamos os mesmos procedimentos citados acima, porém ao invés de realizarmos o registro escrito, entregamos à criança uma tabela com palavras diversificadas que serão bingadas. A criança deverá procurar em sua cartela a palavra bingada pelo profissional e registrá-la. Vejam fotos abaixo. A palavra sorteada foi “dezena”. A criança procura em sua cartela a palavra bingada Sinaliza a palavra, confere a escrita, passa pelos pratos: “No ponto” ou “Falta tempero” e após correção, leva-a para o porta temperos. Damos continuidade ao jogo! Como suporte o profissional tem todas as palavras listadas em cartelas separadas de acordo com as letras surda sonoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário