Sugestões de Dinâmicas para o 1º dia de aula:
1)- ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel
ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o
assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o
ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre...
Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o
sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto
em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore
dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for
trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão
sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da
organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a
partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização
em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música
para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois
pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças
perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da
ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um
pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a
importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente
para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então
pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de
leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito
entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.
Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e
não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o
informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio
de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se
completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam
algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser
decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de
mãos dadas, como uma corrente.
Sugestões de Dinâmicas para o 1º dia de aula:
1)- ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel
ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o
assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o
ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre...
Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o
sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto
em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore
dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for
trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão
sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da
organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a
partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização
em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música
para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois
pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças
perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da
ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um
pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a
importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente
para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então
pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de
leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito
entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.
Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e
não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o
informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio
de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se
completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam
algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser
decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de
mãos dadas, como uma corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário