TEMA: O Folclore
Turma: Educação Infantil e Anos Iniciais
Mês: Agosto.
1. Justificativa
Folclore é a meneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com
as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar
onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição;
ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso,
é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio
do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal,
embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos
acréscimos da coletividade.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do
folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada
importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por
parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a
partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade.
Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as
manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência
folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas,
diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o
professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde
alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.
2. Objetivos:
Levar os alunos à:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
3. Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a
interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão
manifestações da cultura polpular brasileira analisando cada uma delas.
Os mesmos ainda criarão desesnhos que possam ilustrar os textos (
parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao
tema.
4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:
Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.
Artes: criatividade, expressão gráfica.
estudos Sociais: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.
5. Atividades:
- pesquisar sobre o folclore
- discutir com o grupo a cultura popular brasileira.
- construir um texto próprio sobre o folclore.
- ilustrar
- músicas
- parlenda
-trava-línguas
-adivinhas
6. Produção Final:
Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos.
7. Avaliação:
A avaliação será através de registro por parte do professor
em sala de aula frente a participação de cada aluno
de forma individual e coletiva e do desenvolvimento
da aprendizagem durante as atividades propostas.
ATIVIDADES
TEMA: O Folclore
Turma: Educação Infantil e Anos Iniciais
Mês: Agosto.
1. Justificativa
Folclore é a meneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com
as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar
onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição;
ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso,
é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio
do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal,
embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos
acréscimos da coletividade.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do
folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada
importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por
parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a
partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade.
Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as
manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência
folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas,
diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o
professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde
alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.
2. Objetivos:
Levar os alunos à:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
3. Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a
interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão
manifestações da cultura polpular brasileira analisando cada uma delas.
Os mesmos ainda criarão desesnhos que possam ilustrar os textos (
parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao
tema.
4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:
Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.
Artes: criatividade, expressão gráfica.
estudos Sociais: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.
5. Atividades:
- pesquisar sobre o folclore
- discutir com o grupo a cultura popular brasileira.
- construir um texto próprio sobre o folclore.
- ilustrar
- músicas
- parlenda
-trava-línguas
-adivinhas
6. Produção Final:
Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos.
7. Avaliação:
A avaliação será através de registro por parte do professor
em sala de aula frente a participação de cada aluno
de forma individual e coletiva e do desenvolvimento
da aprendizagem durante as atividades propostas.
ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário