PLANO DE AULA PARA 6 ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA DENGUE - AQUI NÃO AEDES EGYPTI


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
·       ATIVIDADE SEQUENCIADA SOBRE A DENGUE: “AQUI NÃO AEDES EGYPTI”
·       CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
·       DURAÇÃO:  1° E 2 º BIMESTRE DE 2019
·       ANO: 2019
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a epidemia de Dengue, Zika vírus  e Chikungunya em nossa cidade, é necessário conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo espera-se conscientizar as crianças no combate contra a Dengue para que eles se mobilizem, mobilizem seus pais, vizinhos, entre outros, etc.
Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor, será possível minimizar o agravamento da situação e conscientizar os adultos sobre a importância de prevenir o mosquito da Aedes Egypt.
OBJETIVOS
·       Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento;
·       Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
·       Conhecer o agente transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;
·       Compreender o modo de transmissão da doença;
·       Alertar os alunos sobre os principais sintomas da doença;
·       Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenção da dengue;
·       Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação do mosquito;
·       Desenvolver cidadania;
·       Aplicar os conhecimentos adquiridos.
ATIVIDADES PREVISTAS
·       Roda de conversa sobre o tema
·       Produção de cartazes coletivos sobre a dengue.
·       Montagem do mosquito de sucata,
·       Secção cinema
·       Pintura e modelagem
·       Passeios pela escola para identificar focos de criadouros do mosquito
·       Brincadeiras dirigidas (brincar de médico, brincar de cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
ESTRATÉGIAS
1ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer o agente transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;
 Compreender o modo de transmissão da doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO: Em roda questionar:
- Você conhece este inseto? (Mostrar um cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.) - Você sabe que doença ele transmite? Cada aluno irá expor a sua ideia oralmente, depois iremos assistir ao desenho sobre a dengue com A Turma do Bairro em “ Sai fora Dengue”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.
A professora irá conversar com os alunos sobre o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zica virus e Chikungunya. Perguntar para os alunos se algum aluno, alguém na família ou algum conhecido já pegou algumas dessas doenças.



2ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
 Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Observar a evolução do inseto
PROCEDIMENTO:
 A professora trará um cartaz com informações sobre como se dá a evolução do Mosquito: OVO, LARVA, PUPA, MOSQUITO, será e depois pedirá para os alunos reproduziram o que entenderam com a massinha de modelar.

  


3ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento;
Alertar os alunos sobre os principais sintomas da doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Será feita uma entrevista com um adulto (funcionário) que já foram picados pelo mosquito. Depois a professora mostrará figuras de pessoas com sintomas da dengue para juntamente com as crianças montarem um cartaz. (Febre alta, Erupções na pele, Falta de apetite, Náuseas e vômitos, Dor de cabeça, nas articulações e em torno dos olhos.).




  
4ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a
prevenção da dengue;
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
 Desenvolver cidadania;
Aplicar os conhecimentos adquiridos.
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Hoje iremos fazer um passeio pela escola e localizar focos de mosquito da Dengue, as crianças serão informadas que não podemos deixar latas, pneus, tampinhas, vasos e outros recipientes se tornarem criadouros do mosquito da dengue e que isso se dá em água limpa e parada. As crianças e professoras sairão com sacos de lixo em volta da escola para verificar se existe algum desses materiais e caso encontrem recolherão nos sacos de lixo. Depois fazer uma visita na sala da Diretora ou Coordenadora para contarmos o que encontramos.
5ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
 Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Manipular materiais diversos.
PROCEDIMENTO:
Os alunos serão convidados a montarem e pintarem o mosquito Aedes Egypt com pregadores de roupa.

Ideia retirada do Canal do YOUTUBE Mais Artes:


 6ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Construir junto com os alunos uma mosquitérica junto com os alunos e deixar na sala de aula para ver se conseguimos pegar algum mosquito.

Como fazer a Mosquitérica no YOUTUBE no canal Maciel Marques:
  
MATERIAIS
Livros, jornais, revistas, cola, tesoura, cartolina, fotos, papel sulfite, , imagens diversas, desenho, massinha de modelar, pregadores de roupa e garrafa pet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Conhecimento de Mundo, Vol 3, Brasília, 1998.
PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações curriculares para a educação infantil: jeitos de Cuidar e Educar / SUPED – Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017
Portal Ministério da Saúde. Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes.
A Turma do Bairro. Sai fora Dengue. Criação e Produção Alex Mastrella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.

Por: Professora Dessire

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
·       ATIVIDADE SEQUENCIADA SOBRE A DENGUE: “AQUI NÃO AEDES EGYPTI”
·       CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
·       DURAÇÃO:  1° E 2 º BIMESTRE DE 2019
·       ANO: 2019
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a epidemia de Dengue, Zika vírus  e Chikungunya em nossa cidade, é necessário conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo espera-se conscientizar as crianças no combate contra a Dengue para que eles se mobilizem, mobilizem seus pais, vizinhos, entre outros, etc.
Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor, será possível minimizar o agravamento da situação e conscientizar os adultos sobre a importância de prevenir o mosquito da Aedes Egypt.
OBJETIVOS
·       Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento;
·       Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
·       Conhecer o agente transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;
·       Compreender o modo de transmissão da doença;
·       Alertar os alunos sobre os principais sintomas da doença;
·       Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenção da dengue;
·       Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação do mosquito;
·       Desenvolver cidadania;
·       Aplicar os conhecimentos adquiridos.
ATIVIDADES PREVISTAS
·       Roda de conversa sobre o tema
·       Produção de cartazes coletivos sobre a dengue.
·       Montagem do mosquito de sucata,
·       Secção cinema
·       Pintura e modelagem
·       Passeios pela escola para identificar focos de criadouros do mosquito
·       Brincadeiras dirigidas (brincar de médico, brincar de cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
ESTRATÉGIAS
1ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer o agente transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;
 Compreender o modo de transmissão da doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO: Em roda questionar:
- Você conhece este inseto? (Mostrar um cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.) - Você sabe que doença ele transmite? Cada aluno irá expor a sua ideia oralmente, depois iremos assistir ao desenho sobre a dengue com A Turma do Bairro em “ Sai fora Dengue”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.
A professora irá conversar com os alunos sobre o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zica virus e Chikungunya. Perguntar para os alunos se algum aluno, alguém na família ou algum conhecido já pegou algumas dessas doenças.



2ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
 Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Observar a evolução do inseto
PROCEDIMENTO:
 A professora trará um cartaz com informações sobre como se dá a evolução do Mosquito: OVO, LARVA, PUPA, MOSQUITO, será e depois pedirá para os alunos reproduziram o que entenderam com a massinha de modelar.

  


3ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento;
Alertar os alunos sobre os principais sintomas da doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Será feita uma entrevista com um adulto (funcionário) que já foram picados pelo mosquito. Depois a professora mostrará figuras de pessoas com sintomas da dengue para juntamente com as crianças montarem um cartaz. (Febre alta, Erupções na pele, Falta de apetite, Náuseas e vômitos, Dor de cabeça, nas articulações e em torno dos olhos.).




  
4ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a
prevenção da dengue;
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
 Desenvolver cidadania;
Aplicar os conhecimentos adquiridos.
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Hoje iremos fazer um passeio pela escola e localizar focos de mosquito da Dengue, as crianças serão informadas que não podemos deixar latas, pneus, tampinhas, vasos e outros recipientes se tornarem criadouros do mosquito da dengue e que isso se dá em água limpa e parada. As crianças e professoras sairão com sacos de lixo em volta da escola para verificar se existe algum desses materiais e caso encontrem recolherão nos sacos de lixo. Depois fazer uma visita na sala da Diretora ou Coordenadora para contarmos o que encontramos.
5ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
 Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Manipular materiais diversos.
PROCEDIMENTO:
Os alunos serão convidados a montarem e pintarem o mosquito Aedes Egypt com pregadores de roupa.

Ideia retirada do Canal do YOUTUBE Mais Artes:


 6ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
         
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Construir junto com os alunos uma mosquitérica junto com os alunos e deixar na sala de aula para ver se conseguimos pegar algum mosquito.

Como fazer a Mosquitérica no YOUTUBE no canal Maciel Marques:
  
MATERIAIS
Livros, jornais, revistas, cola, tesoura, cartolina, fotos, papel sulfite, , imagens diversas, desenho, massinha de modelar, pregadores de roupa e garrafa pet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Conhecimento de Mundo, Vol 3, Brasília, 1998.
PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações curriculares para a educação infantil: jeitos de Cuidar e Educar / SUPED – Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017
Portal Ministério da Saúde. Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes.
A Turma do Bairro. Sai fora Dengue. Criação e Produção Alex Mastrella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.

Por: Professora Dessire

Nenhum comentário:

Postar um comentário