SEQUENCIA DIDÁTICA TIPOS DE MORADIA
PLANEJAMENTO PARA SEMANA – AONDE EU MORO?
IDADE 2 A 3 ANOS (MATERNAL)
SEGUNDA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de
experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras
escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua
imaginação e as formas de expressá-los
Experiências e conhecimentos: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
Objetivos: Contar e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Conversar, fazer e responder perguntas.
Procedimento: Faremos uma roda e vamos lembrar a música “Fui morar em
uma casinha”, cantaremos as três versões (lagartixa, bruxinha e princesa) e
conversar com os alunos sobre a música, sobre onde moram os personagens da
música depois iremos perguntar para cada um onde moram, casa, apartamento,
etc.... Depois iremos fazer um desenho para retratarem a música.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha com um Martelo e cantigas de
roda.
08:30 Atividade
Campo de
experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS,
CORES E FORMAS
Direito de
aprendizagens:
EXPLORAR variadas
possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e
conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir
repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e
texturas.
Ações didáticas: Possibilitar a exploração e materiais,
objetos e papeis.
Procedimento: Será
contada a história “Os três porquinhos, depois será lembrado os tipos de
moradias que os alunos viram na segunda-feira.
Perguntar sobre a casa dos três porquinhos, de que elas eram
feitas, qual era a mais resistente, a mais fraca, se os alunos sabem da onde
vem a palha (algumas plantas quando seca) a madeira (da arvore) e o tijolo que
é feito (argila).
Depois convidar os alunos para fazer a casa dos porquinhos, de
palha, madeira e tijolos.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e
explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Esquema
corporal.
Objetivos: Desenvolver
progressivamente gestos e movimentos simbólicos e expressivos ligados ao faz de
conta, bem como aqueles específicos apresentados nas brincadeiras cantadas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como
elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Será apresentada a Parlenda Janela, janelinha,
porta, campainha, Dim Dom, cada parte da casa será mostrada no rosto do aluno,
como janela e janelinha são os olhos, porta a boca, e campainha o nariz.
Depois, com os alunos sentados em círculo será pedido para o aluno fazer com o
colega do lado e assim por diante. Depois serão convidados a fazer o registro
na folha a4.
em PDF abaixo
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores,
palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos,
elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a
cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a
tecnologia.
Experiências e conhecimentos: Conhecer
e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
Objetivos:
identificar diversos
elementos que permitem significar e ressignificar o mundo social;
Ações didáticas: Tipos de moradia.
Procedimento: Iremos assistir a videos bem curtos sobre os tipos de moradia e depois procuraremos em revistas imagens de tipos de
moradias que já vimos, como casa, apartamento/prédio/edifício, oca, iglu,
castelo, palafita, sítio/fazenda, iremos aprender a rasgar a imagem da revista
e vamos colar na folha para fazermos um desenho bem bonito.
Os videos estão disponíveis no youtube:
09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e
cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Conversar,
fazer e responder perguntas gradativamente;
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e grupos sociais, que
amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento:
Faremos uma roda de conversa e
será perguntado no microfone (Pode ser de brinquedo ou de verdade) o nome do
aluno, e quem mora em casa com ele.
08:40 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: CONVIVER e explorar, com seus pares, diferentes objetos e
materiais que tenham diversificadas propriedades e características físicas e,
com eles, identificar, nomear, descrever e explicar fenômenos observados.
Experiências e conhecimentos: Manipular,
explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar brinquedos e outros
materiais;
Objetivos: Explorar propriedades geométricas de objetos e figuras,
como formas, tipos de contornos, bidimensional idade, tridimensionalidade,
faces planas, lados retos, etc.
Ações didáticas: Participar de jogos que envolvam números, quantidades,
medidas, formas;
Procedimento: Brincadeira com o jogo Engenheiro, cada um foi estimulado
a fazer sua casa ou a vizinhança. (Blocos de Montar)
09:30 Brincadeira com panelinhas e comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEQUENCIA DIDÁTICA TIPOS DE MORADIA
PLANEJAMENTO PARA SEMANA – AONDE EU MORO?
IDADE 2 A 3 ANOS (MATERNAL)
SEGUNDA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de
experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras
escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua
imaginação e as formas de expressá-los
Experiências e conhecimentos: Conto
de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
Objetivos: Contar e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Conversar, fazer e responder perguntas.
Procedimento: Faremos uma roda e vamos lembrar a música “Fui morar em
uma casinha”, cantaremos as três versões (lagartixa, bruxinha e princesa) e
conversar com os alunos sobre a música, sobre onde moram os personagens da
música depois iremos perguntar para cada um onde moram, casa, apartamento,
etc.... Depois iremos fazer um desenho para retratarem a música.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha com um Martelo e cantigas de
roda.
08:30 Atividade
Campo de
experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS,
CORES E FORMAS
Direito de
aprendizagens:
EXPLORAR variadas
possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e
conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir
repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e
texturas.
Ações didáticas: Possibilitar a exploração e materiais,
objetos e papeis.
Procedimento: Será
contada a história “Os três porquinhos, depois será lembrado os tipos de
moradias que os alunos viram na segunda-feira.
Perguntar sobre a casa dos três porquinhos, de que elas eram
feitas, qual era a mais resistente, a mais fraca, se os alunos sabem da onde
vem a palha (algumas plantas quando seca) a madeira (da arvore) e o tijolo que
é feito (argila).
Depois convidar os alunos para fazer a casa dos porquinhos, de
palha, madeira e tijolos.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e
explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Esquema
corporal.
Objetivos: Desenvolver
progressivamente gestos e movimentos simbólicos e expressivos ligados ao faz de
conta, bem como aqueles específicos apresentados nas brincadeiras cantadas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como
elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Será apresentada a Parlenda Janela, janelinha,
porta, campainha, Dim Dom, cada parte da casa será mostrada no rosto do aluno,
como janela e janelinha são os olhos, porta a boca, e campainha o nariz.
Depois, com os alunos sentados em círculo será pedido para o aluno fazer com o
colega do lado e assim por diante. Depois serão convidados a fazer o registro
na folha a4.
em PDF abaixo
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
07:00 Acolhida das
crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores,
palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos,
elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a
cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a
tecnologia.
Experiências e conhecimentos: Conhecer
e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
Objetivos:
identificar diversos
elementos que permitem significar e ressignificar o mundo social;
Ações didáticas: Tipos de moradia.
Procedimento: Iremos assistir a videos bem curtos sobre os tipos de moradia e depois procuraremos em revistas imagens de tipos de
moradias que já vimos, como casa, apartamento/prédio/edifício, oca, iglu,
castelo, palafita, sítio/fazenda, iremos aprender a rasgar a imagem da revista
e vamos colar na folha para fazermos um desenho bem bonito.
Os videos estão disponíveis no youtube:
09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA
07:00 Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/
números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens: CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e
cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Experiências e conhecimentos: Conversar,
fazer e responder perguntas gradativamente;
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e grupos sociais, que
amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento:
Faremos uma roda de conversa e
será perguntado no microfone (Pode ser de brinquedo ou de verdade) o nome do
aluno, e quem mora em casa com ele.
08:40 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: CONVIVER e explorar, com seus pares, diferentes objetos e
materiais que tenham diversificadas propriedades e características físicas e,
com eles, identificar, nomear, descrever e explicar fenômenos observados.
Experiências e conhecimentos: Manipular,
explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar brinquedos e outros
materiais;
Objetivos: Explorar propriedades geométricas de objetos e figuras,
como formas, tipos de contornos, bidimensional idade, tridimensionalidade,
faces planas, lados retos, etc.
Ações didáticas: Participar de jogos que envolvam números, quantidades,
medidas, formas;
Procedimento: Brincadeira com o jogo Engenheiro, cada um foi estimulado
a fazer sua casa ou a vizinhança. (Blocos de Montar)
09:30 Brincadeira com panelinhas e comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário